Por sarah.borborema

Rio - O início de ciclo olímpico das seleções de vôlei do Brasil foi marcado por algumas mudanças dentro e fora de quadra. Nesta sexta-feira, mais um passo foi dado na apresentação dos novos uniformes das equipes feminina e masculina, agora fornecidos pela Asics. O evento, realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, contou com a presença do time completo de Renan Dal Zotto e algumas atletas comandadas por José Roberto Guimarães.

A seleção feminina se prepara para um ano com competições importantes como o torneio de Montreux, na Suíça, o Grand Prix, o Sul-Americano e a Copa dos Campeões. Antes do primeiro compromisso oficial, o time de José Roberto ainda terá dois amistosos. A lista de convocadas, anunciada pelo treinador na semana passada, conta com algumas caras novas. Entretanto, uma velha conhecida retorna com a responsabilidade de comandar essa equipe. A ponteira Natália, que atuou na temporada passada no Fenerbahçe, da Turquia, é uma das apostas do treinador.

Seleção Brasileira apresentou novos uniformes Cléber Mendes / Agência O DIa

"A capitã do time do torneio de Montreux vai ser a Natália. É a mais experiente, mais velha de Seleção", disse o técnico, que completou falando sobre a evolução da jogadora: "ela voltou mais magra, voltou com uma visão diferente por ter jogado vários campeonatos. Ela jogou com jogadoras diferentes, de outros países. Eu a vejo com uma maturidade já modificada. Por isso, nos treinamentos eu já vi uma Natália um pouco diferente da que era anteriormente. Ela já assumiu uma postura diferenciada. Antes ela era a mais nova, a que todo mundo tinha cuidado. Agora ela tem que cuidar das outras também".

Os elogios do treinador foram recebidos com empolgação pela atleta, que demonstrou bastante confiança para assumir a posição de capitã. A ponteira avaliou a temporada na Turquia e apostou nas jogadoras que estão chegando como um diferencial.

Vôlei brasileiro se prepara para mais um ciclo olímpico Cleber Mendes/Agência O Dia

"Receber elogios do Zé é sempre muito importante e motivador. Eu realmente acho que esse ano é um pouco diferente. Primeiro porque começou um novo ciclo olímpico, algumas jogadoras saíram da Seleção, então temos muitas caras novas por aí. Acho que não só eu, mas algumas meninas mais velhas vão estar tentando ajudar as que estão chegando da melhor maneira possível. Eu espero realmente que esse seja um ano bem bacana pra gente, com a chegada dessas meninas mais novas. Elas vêm com um gás diferente, é tudo novidade. Isso acaba motivando mais ainda a gente", analisou.

Na expectativa de conduzir as companheiras de Seleção, Natália finalizou agradecendo a oportunidade dada pelo treinador: "Fico feliz que o Zé tenha confiado em mim essa posição e espero corresponder à altura".

A seleção feminina de vôlei terá pela frente dois amistosos diante da República Dominicana nos dias 30 de maio, em Manaus, e 1º de junho, em Belém. Em seguida, a equipe de José Roberto disputa o Montreux Volley Masters, na Suíça, entre os dias seis e 11 de junho.

*Reportagem da estagiária Sarah Borborema

Você pode gostar