Por pedro.logato

Estados Unidos - A cidade de Los Angeles entrou em acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para sediar os Jogos Olímpicos de 2028, segundo fontes oficiais da cidade americana à AFP, nesta segunda-feira, o que abre caminho para Paris organizar a edição de 2024. Este acordo vai garantir que LA receba as Olimpíadas pela terceira vez na história, depois das edições de 1932 e 1984.

Com o acordo, Paris garantiria a sede da edição de 2024, 100 anos depois da celebração de Paris 1924. A capital francesa era a única concorrente da cidade americana para 2024. Os funcionários do comitê de candidatura de LA não confirmaram o acordo, mas ainda é esperado um anúncio do COI nesta segunda-feira.

Jogos Olímpicos de 2028 serão em Los AngelesEfe

LA 2024 programou coletiva de imprensa para as 21:00h, pelo horário de Brasília, com o prefeito Eric Garcetti e o chefe do comitê organizador local, Casey Wasserman, "para realizar um anúncio sobre a candidatura da cidade para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos".

A possibilidade de Los Angeles abandonar a edição de 2024 e aceitar a de 2028 cresceu em julho, quando o COI decidiu uma votação dupla das sedes em Lima. Na semana passada, Garcetti revelou que "seria estúpido" não aceitar ser anfitrião em 2028. Mas ainda era necessário que os acordos financeiros garantidos para a edição de 2024 fossem viáveis quatro anos mais tarde, o que criou obstáculos.

Os detalhes do acordo ainda não foram disponibilizados. Não estava claro se a LA 2024 teria conseguido financiamento adicional ou concessões financeiras para compensar as preocupações planejadas. Além de Los Angeles, os Estados Unidos receberam os Jogo Olímpicos em 1996, em Atlanta.

Você pode gostar