Por pedro.logato

Espanha - "Nenhum jogador é maior que o Barça", nem mesmo Neymar, afirmou nesta segunda-feira o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, quatro dias após o craque brasileiro se transferir ao Paris Saint-Germain por 222 milhões de euros.

"Neymar participou do sucesso de nosso clube, mas Neymar pertence ao passado. Ele quis ir embora. Foi decisão dele, apesar de termos feito de tudo para que ficasse", explicou o presidente durante o congresso mundial de torcedores do Barça.

Bartomeu rejeitou as críticas de que o clube deveria ter colocado no contrato de Neymar uma cláusula rescisória mais elevada para impedir que saísse: "Antecipamos que poderia sair, por isso aumentamos sua cláusula de rescisão no novo contrato", se defendeu.

Josep Maria Bartomeu voltou a falar sobre NeymarEfe

Neymar havia assinado novo vínculo com o Barça em 2016. Segundo este novo contrato, a cláusula de rescisão do contrato de Neymar passou de 200 para 222 milhões de euros em 1º de julho de 2017 e subiria para 250 milhões em 2018.

"Se tivesse ficado, teríamos mantido um bom jogador. Como foi embora, ele pagou a cláusula e agora temos a garantia de poder trazer novos jogadores", argumentou o mandatário do Barça.

Bartomeu e sua equipe estão sendo pressionados para reinvestir o valor recorde de 222 milhões de euros até o fechamento da janela de transferência, em 31 de agosto. O atacante brasileiro Philippe Coutinho, do Liverpool, é o principal alvo.

O presidente do Barça, porém, pregou "prudência": "Os 222 milhões de euros que recebemos por Neymar serão geridos com prudência, rigor e serenidade", concluiu.

Você pode gostar