Por caio.belandi

Rio - Com emoção, Polônia e Egito se classificaram para a Copa do Mundo neste domingo. A seleção europeia se garantiu em um jogo emocionante, com direito a gol contra, de bicicleta e a quatro tentos marcados nos minutos finais, na vitória sobre Montenegro por 4 a 2, em Varsóvia.

Já o Egito está, enfim, de volta a uma Copa do Mundo. E a classificação veio após vitória emocionante sobre o Congo por 2 a 1, em casa, pelas Eliminatórias Africanas do Mundial de 2018, na Rússia. Os gols que garantiram a vaga vieram de um dos principais jogadores da seleção: o atacante Mohamed Salah, do Liverpool. E o último deles saiu apenas aos 50 minutos do segundo tempo.

Dono do time%3A artilheiro e capitão%2C Robert Lewandowski fez o gol que colocou a Polônia na CopaAFP/Janek Skarzynski

Dinamarca na repescagem

O resultado confirmou a Polônia na liderança do Grupo E com 25 pontos, cinco na frente da Dinamarca, que só empatou neste domingo com a Romênia, em casa, por 1 a 1. Ainda assim, os dinamarqueses se garantiram na repescagem e seguem com chances de disputar a Copa do Mundo da Rússia.

Já Montenegro, que despencou na reta final e perdeu as duas últimas partidas, terminou em terceiro com 16 pontos, três na frente da Romênia. Em quinto ficou a Armênia, que empatou com o lanterna Casaquistão neste domingo por 1 a 1.

Esta será a oitava participação polonesa em uma Copa do Mundo. A seleção disputou anteriormente os Mundiais de 1938, 1974, 1978, 1982, 1986, 2002 e 2006, embora não tenha passado da primeira fase nas últimas duas edições.

Vitória egípcia nos pés de Salah

O Egito assegurou a liderança do Grupo E ao chegar aos 12 pontos, quatro na frente de Uganda. A chave contém também a forte seleção de Gana, que tem apenas seis e está fora do Mundial. Apenas o primeiro se garante na Copa da Rússia.

O sofrido triunfo deste domingo, que veio após os gols de Salah, colocou fim a uma longa ausência do Egito em uma Copa do Mundo. Esta, aliás, será apenas a terceira participação da seleção em um Mundial. Embora seja o maior campeão da Copa Africana de Nações, com sete títulos, o Egito não disputa uma Copa desde 1990, na Itália. Curiosamente, a sua primeira participação havia sido no mesmo país, em 1934.

Jogadores do Egito festejam classificação para a Copa da RússiaAFP/Tarek Abdel Hamid

E o Egito jamais venceu uma partida na Copa do Mundo. Em 1934, em seu único jogo na competição, foi derrotado pela Hungria por 4 a 2. E, em 1990, empatou com Holanda e Irlanda, além de ter sido vencido pela Inglaterra.

Abalado por uma crise política que perdura nas últimas décadas, o Egito viu a turbulência assolar os gramados em 2012, quando torcedores do Al Masry massacraram 74 pessoas durante uma partida de futebol. O triste evento ficou conhecido como "Tragédia de Port Said" e resultou na condenação à morte de 10 torcedores.

Mas, neste domingo, o passado trágico finalmente ficou para trás e a a seleção se tornou a 15ª classificada na Copa do Mundo da Rússia.

Confira os classificados:

País-sede: Rússia

América do Sul: Brasil

África: Nigéria e Egito

Ásia: Irã, Japão, Coreia do Sul e Arábia Saudita

Europa: Bélgica, Espanha, Alemanha, Inglaterra e Polônia

Américas Central e do Norte: México e Costa Rica, na Concacaf.

Você pode gostar