Por bferreira

Rio - A novela parece que vai acabar. Depois que a Conmebol afirmou que times como Flamengo, Santos e Grêmio são campeões mundial já que a Fifa jamais afirmou o contrário, a entidade máxima do futebol mundial resolveu colocar o assunto em pauta no próximo Conselho, que será realizado no dia 27.

Fifa pode reconhecer o título do Flamengo de 1981Reprodução Internet

Em razão de toda essa polêmica, a Conmebol pediu que a Fifa analisasse a situação e o pedido foi aceito. Com o fim próximo do Mundial Interclubes da entidade, a Fifa vê com bons olhos reeditar a Copa Intercontinental com sua chancela. O reconhecimento dos títulos seria o primeiro passo para sacramentar a volta da competição.

Documento mostra que o assunto está na pautaReprodução Internet

Uefa e Conmebol já receberam aval da Fifa para articular o torneio e procurar patrocinadores, mas a competição só seria realizada a partir de 2020 ou 2021.

A Fifa também decidiu que a Copa Rio de 1951, ganha pelo Palmeiras, e a de 1952, vencida pelo Fluminense, não estarão na pauta do conselho.

Em setembro, Julian Ariel Ramírez, vice-chefe do setor de comunicações da Conmebol, declarou para o blog do Cosme Rímoli, do 'R7', que a Confederação Sul-Americana nunca recebeu nenhum tipo de documento da Fifa em relação à polêmica. Desta forma, levou a discussão até a Fifa.

Para o dirigente sul-americano, a Fifa não pode retirar a importância dada aos intercontinentais porque não organizava, à época, um torneio com dimensões parecidas, algo que só passou a acontecer em 2000.

Você pode gostar