Por bferreira

Chapecó - Quase um ano depois da queda do avião que vitimou 71 pessoas na Colômbia em 2016, a Chapecoense anunciou nesta sexta-feira as ações a serem realizadas no primeiro aniversário da tragédia. Em comunicado oficial, o clube explicou que optou pela "reflexão" e o "respeito" e, por isso, evitará grandes cerimônias, possibilitando apenas que os torcedores homenageiem os seus heróis.

Chapecoense fará homenagem às vítimas da tragédiaReprodução

"Na data que marca um ano do dia mais triste da minha história - que também é sua - entendi que é melhor optar pela reflexão e buscar pela paz... Eu sei - e concordo - que os nossos eternos campeões merecem todas as homenagens que possam ser prestadas, mas nesse dia, em especial, é preciso ter respeito. Respeito por quem ficou e respeito às boas lembranças - porque são elas que precisam ser eternizadas", anunciou o clube.

Na próxima quarta-feira, quando será completado um ano daquele trágico 29 de novembro de 2016, a Chapecoense abrirá as portas da Arena Condá, em Chapecó (SC), a quem quiser prestar homenagens ou rezar em nome das vítimas. Os túneis de acesso do estádio estarão decorados com imagens dos "guerreiros" que perderam a vida na viagem à Colômbia, onde a equipe decidiria a Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional, em Medellín.

"Neste momento, a simplicidade tornará gigantes as pequenas ações. A nossa casa estará aberta para receber a sua sempre esperada visita. O túnel por onde passam os nossos mais estimados adversários estará repleto de imagens que retratam cada um dos meus saudosos guerreiros da forma que todos gostariam de lembrar: comemorando as nossas vitórias e mostrando a alegria - que transbordava - de fazer parte da minha história. Do roupeiro ao presidente", informou.

Para enfeitar o estádio, os rostos dos 64 brasileiros que morreram no acidente serão pintados pelos artistas Digo Cardoso, de Chapecó, e Paulo Consentino. "Os dois usarão todo o seu talento para ilustrar a nossa paixão - que é do tamanho da nossa saudade, afinal".

Por fim, para os fãs que não puderem ir a Chapecó prestar as suas homenagens, o clube disponibilizou uma forma virtual para isso. A Chapecoense inaugurou nesta sexta-feira um setor em seu site intitulado "Pra Sempre Chape". Nele, pessoas do Brasil e do mundo podem postar imagens e manifestar seus sentimentos pela equipe e pelas vítimas.

Até a tarde desta sexta-feira, centenas de mensagens de torcedores dos mais diversos clubes do Brasil, e inclusive de parentes das vítimas, haviam sido postadas. Destaque para diversas manifestações de torcedores do Atlético Nacional, clube que estreitou os laços com a Chapecoense após a tragédia.

"Para eternizar as memórias, o meu site estará disponível para receber todas as suas homenagens. Escolhi chamar essa ação de 'Pra Sempre Chape', porque se trata disso, afinal: mantê-los vivos na memória", explicou o clube. "O mais importante - além de toda e qualquer demonstração - é a certeza de continuarmos juntos. Da terra e do céu. Pra sempre, Chape".

Você pode gostar