Portuguesa derrotou o Vasco pelo Carioca - Paulo Fernandes / Vasco.com.br
Portuguesa derrotou o Vasco pelo CariocaPaulo Fernandes / Vasco.com.br
Por O Dia

Rio - Tirar o sono dos grandes clubes. Esta tem sido a agradável rotina da Portuguesa neste Carioca. O time da Ilha do Governador já arrancou pontos nos empates com Botafogo, Fluminense, além de ter derrotado o Vasco, um fato que não acontecia há 54 anos. Por trás dos resultados, um homem esconde os segredos para driblar a diferença de investimento e encarar de igual para igual os gigantes do futebol carioca: o técnico João Carlos Ângelo, de 51 anos.

 Para tirar pontos dos grandes, João revela que é preciso não se intimidar. E os jogos mostram que, de fato, a equipe entra em campo para surpreender. São cinco pontos em nove disputados contra os adversários de maior investimento — a melhor campanha de um pequeno contra um grande.

"Sempre buscamos os três pontos, independentemente do adversário. Se entramos em campo pensando só em se defender, a probabilidade de sofrer é muito maior. Se brigarmos de igual para igual, teremos mais chances de sair com a vitória", disse João Carlos.

"A nossa ideia é sempre trabalhar jogo a jogo. Temos feito bons jogos contra os grandes, mas também contra os pequenos. Óbvio que existe um favoritismo quando você joga contra um grande, mas estamos felizes com os resultados", completou.

João Carlos iniciou sua carreira no futebol como jogador. Era quarto-zagueiro do time do Fluminense campeão da Copa SP de Futebol Júnior de 1986. Ainda jovem, arrumou as malas e partiu para Portugal, onde defendeu o Covilhã e o Louletano. De volta ao Brasil, deu seus primeiros passos como treinador no Fluminense. Hoje ele está em sua segunda passagem pela Portuguesa e chegou com o pé-direito, conquistando a Copa Rubro-Verde, Batendo a xará paulista dentro do Canindé.

O próximo clube grande que está no caminho da Lusa é o Flamengo, na última rodada da Taça Rio. Mas João Carlos prefere não projetar o duelo e concentra apenas nos objetivos da equipe no Campeonato: "Penso jogo a jogo. Se continuarmos assim, poderemos conseguir alguma coisa maior do que só a permanência no Campeonato Carioca".

Informações do estagiário Danilo Pedrosa

Você pode gostar
Comentários