Neymar - AFP
NeymarAFP
Por

França - De olho na Copa do Mundo, Neymar decidiu abrir mão do tratamento convencional e passar por cirurgia para a colocação de um pino no quinto metatarso do pé direito, que sofreu uma fissura durante a vitória do Paris Saint-Germain sobre o Olympique, domingo, pelo Campeonato Francês. Falta, porém, o aval do PSG, que, até ontem, não confirmava a realização da operação hoje haverá reunião entre os profssionais do clube, o estafe do jogador e o médico da Seleção, Rodrigo Lasmar, que viajou a Paris para acompanhar o caso.

Neymar, porém, dá a cirurgia como certa, embora ainda não esteja decidido quando, onde e com qual médico será feita. O que o leva a optar pelo procedimento é o fato de ser o melhor caminho para prevenir qualquer sequela e permitir plena recuperação, a tempo de jogar na estreia do Brasil no Mundial. A cirurgia, porém, não agrada ao PSG, que, além de ficar sem seu craque no decisivo duelo com o Real Madrid, dia 6 de março, pela Liga dos Campeões, o perderia por boa parte do restante do Campeonato Francês.

A intenção da cirurgia foi confirmada pelo pai do jogador, em entrevista à 'ESPN Brasil', na qual deu a entender que Neymar ficará até oito semanas em recuperação. "No caso do Neymar, já é um procedimento cirúrgico, pois a recuperação é mais rápida. A gente não pode esperar. Falta o PSG resolver a forma, onde, isso não é uma decisão do Neymar. As pessoas têm impressão errada, cometem erros e falam coisas que não sabem. Não é decisão dele. Ele não é médico, eu também não sou. A gente tem que esperar a decisão do clube. O PSG está esperando o momento certo, estão esperando chegar o médico da Seleção (Rodrigo Lasmar) para tomar essa decisão juntos. Não é o Neymar que vai decidir", disse.

ESPECIALISTAS APROVAM

A opção de Neymar tem o aval de especialistas brasileiros. Ex-médico da Seleção, o ortopedista José Luiz Runco é favorável à cirurgia. "Genericamente é uma fratura, provavelmente incompleta, torção do tornozelo em que o pé vira para cima, no osso especificamente houve muita tração. A cirurgia é para melhor recuperação e fixação", disse Runco. Ele demonstra otimismo quando à boa participação de Neymar no Mundial: "A ideia precoce da recuperação e reabilitação é para que o tornozelo não perca os movimentos, o resultado será muito positivo. Ele vai voltar bem e desenvolver normalmente seu futebol."

Médico do Fluminense, o ortopedista Michael Simoni tem visão semelhante. "Muitas vezes, quando se trata sem operação, o osso não consolida. Opta-se por operar para ter maior segurança de que vai consolidar. Como é um jogador a quatro meses da Copa do Mundo, a maior chance de estar no Mundial é operando. Pela minha experiência, o resultado é superior com a cirurgia."

Você pode gostar
Comentários