Vinicius Jr. pode permanecer no Flamengo até 2019 - GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO
Vinicius Jr. pode permanecer no Flamengo até 2019GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO
Por HUGO PERRUSO

Rio - A estreia dos sonhos na Libertadores foi apenas mais um feito na curta carreira de um menino de 17 anos. Jogador mais jovem a fazer um gol pelo Flamengo na competição sul-americana, Vinicius Junior ainda apresenta altos e baixos típicos da idade e, mesmo com o enorme peso que carrega nas costas, vem conseguindo números impressionantes nos profissionais. Alguns melhores do que os principais atacantes do Brasil, como Neymar e Gabriel Jesus quando tinham a mesma idade.

Muito criticado recentemente, Vinicius Junior tem os números como grandes aliados para quem aumenta a exigência de seu futebol por causa da milionária negociação com o Real Madrid. Na sua estreia na Libertadores, num estádio lotado e fora de casa, ele marcou dois gols e se tornou o herói da vitória em Guayaquil, no Equador. Neymar e Gabriel Jesus também marcaram em suas estreias na competição, mas apenas uma vez cada contra Peñarol em 2011 e River Plate em 2016, respectivamente e com muito mais jogos de experiência na bagagem.

"Não imaginava uma estreia como essa. Dormi bem pouco no avião, mas fiquei bem feliz com todo mundo me mandando mensagem. Minha família toda está muito feliz com o que eu tenho feito aqui no Flamengo. Fica marcado. Foi um jogo de peso, estou evoluindo a cada dia e mostrei parte da minha evolução", afirmou, empolgado, Vinicius Junior.

Artilheiro do Flamengo na temporada com seis gols, a joia rubro-negra, mesmo com os altos e baixos neste início de 2018, já tem desempenho superior aos de Neymar e Gabriel Jesus quando tinham a mesma idade. De acordo com números do site Footstats, Vinicius Junior fez mais gols e finalizou mais, mesmo com média de minutos jogados inferior aos outros dois (veja no quadro abaixo).

Ao contrário de Neymar e Jesus, Vinicius Junior ainda não é titular do Flamengo. Inclusive, não saiu do banco contra o River Plate, na estreia do clube na Libertadores. Nada que o abale: "Ele (Paulo César Carpegiani) conversou comigo depois do jogo. Mas o que importa é que me colocou dessa vez e a gente voltou com os três pontos. Ele disse para eu ter tranquilidade porque vai me colocar no momento certo para ajudar o Flamengo."

No entanto, essa situação pode mudar em breve. O próprio treinador rubro-negro já não o vê como reserva, apesar de o deixar no banco. "Vinicius está brigando, demonstrando em campo. O considero como um titular, como um 12º, um 13º jogador", afirmou Paulo César Carpegiani.

Você pode gostar
Comentários