Orlando Duarte - Reprodução / Facebook
Orlando DuarteReprodução / Facebook
Por O Dia

Rio - Aos 87 anos, o histórico jornalista Orlando Duarte vem travando uma dura batalha contra o Alzheimer. Em texto publicado no Facebook na última segunda-feira, Conceição Duarte, esposa de Orlando, relatou como tem sido a luta diária do marido desde que descobriu a doença, há cerca de um ano.

"Da Copa do Mundo, para cá ele se desligou bastante do futebol. Eu pergunto e ele não responde, não sabe quem ganhou. Então, não seria justo eu escrever e as pessoas pensarem: 'se ele está com raciocínio lógico, por que não está trabalhando?'. Aí comecei a não dormir, fiquei preocupada e concluí que precisava contar. Era 1h e resolvi escrever e falar, porque pessoas ligaram no aniversário dele e eu disse que estava doente. Mas se está doente, melhora, né? Não é o caso. Essa experiência (o Alzheimer) é dolorida porque não tem volta", declarou a mulher de Orlando ao site "UOL".

Segundo Conceição, o jornalista, que coleciona 14 coberturas de Copas do Mundo e dez de Olimpíadas, ainda sonha em voltar a exercer sua função.

"Às vezes ele pensa estar dentro da TV ou da redação, diz que trabalhou muito, que fez tal jogo, acorda assustado dizendo que vai pra Pan (a rádio Jovem Pan). Ele faz grandes narrações durante a noite também. Isso está mais forte de um ano para cá, embora antes já mostrasse. Eu estou digerindo, mas ele segue muito divertido, tira sarro, é irônico, essas coisas que sempre existirão nele. Tem seus momentos. Mas é um leão por dia, temos que driblar", afirmou.

Conhecido por ser um profissional versátil e que atuou com maestria em todos os meios de comunicação, Orlando Duarte coleciona passagens por Rádio Bandeirantes, Jovem Pan, Trianon e Gazeta; na TV, em Globo, Bandeirantes, Gazeta, SBT, Jovem Pan e Cultura; e na mídia impressa, por A Gazeta Esportiva, A Gazeta, Mundo Esportivo, A Gazeta Esportiva Ilustrada, O Tempo, Última Hora e Diário da Noite.

Você pode gostar
Comentários