Presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach -  Fabrice COFFRINI / AFP
Presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach Fabrice COFFRINI / AFP
Por AFP

SUÍÇA - O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou nesta quarta-feira o breakdance nos Jogos olímpicos de Paris-2024 entre os quatro esportes adicionais. "Eu tenho que admitir que admiro os movimentos" do breakdance, já havia dito Thomas Bach, presidente do COI, seduzido por essa disciplina durante os Jogos olímpicos da Juventude em Buenos Aires, em outubro passado.

Era então esperado que o comitê-executivo aprovasse a lista dos quatro esportes adicionais propostos pelo comitê de organização dos Jogos de Paris-2024 e que, além dessa dança urbana que surgiu nos anos 80, inclui escalada, skateboard e surfe.

O breakdance permite "uma expressão muito autêntica, a gente sente a performance, a personalidade dos atletas", acrescentou Bach.

Essa lista de quatro esportes, que se juntam aos 28 esportes de verão que tradicionalmente fazem parte da programação, será a partir de agora submetida à aprovação na sessão do COI em junho, e uma validação final será feita após a reunião da diretoria, em dezembro de 2020.

O COI tem ainda, teoricamente, a opção de retirar um desses quatro esportes levando em consideração suas performances nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, onde estarão presentes pela primeira vez na história a escalada, o skateboard e o surfe. O breakdance também será submetido a um programa de monitoramento. Mas nenhum esporte poderá substituí-lo.

Você pode gostar
Comentários