Paolo Maldini - AFP
Paolo MaldiniAFP
Por AFP
Itália - “Paolo foi muitas coisas para mim. Ele foi um herói para mim, aos 14 anos. É um mito para todos os italianos”, disse o ex-jogador Paolo Maldini, uma das muitas estrelas da seleção, passada ou atual, presente neste sábado .

Atacante que disputou cerca de 400 partidas pelo campeonato, marcou 154 gols e participou de 48 jogos pela seleção nacional (20 gols), Rossi alcançou esse status de "mito" na Copa do Mundo de 1982.
Publicidade
Os três gols de 'Pablito' no mítico jogo com o Brasil (3-2) eliminou a equipe sul-americana, apontada como favorita ao título, e classificou os italianos para as semifinais.

Contra a Polônia, ele marcou dois gols e conquistou a vaga para a decisão. Na partida pelo título contra a República Federal da Alemanha (FRG), o toscano marcou o primeiro de três gols italianos (3-1).
O primeiro clube em que deixou sua marca foi o Vicenza, de onde saiu em 1979 após um rebaixamento para a Série B. Mas foi na Juventus que completou o histórico de 1982, após dois anos de suspensão devido ao escândalo de partidas fraudulentas e do jogo ilegal denominado 'Totonero'.

Terceira elemento do trio ofensivo, formado por Michel Platini e Zbigniew Boniek, ganhou dois campeonatos italianos com a Juve (1982 e 1983), bem como a Copa Europa de 1985 após a final dramática de Heysel e suas 39 mortes.