Por Meia Hora
Rio - Alguma coisa está fora da ordem na centenária rivalidade entre Flamengo e Vasco. Sábado, em Brasília, o português Jorge Jesus tentará superar o clube preferido da colônia lusitana. Do outro lado, o carioquíssimo Vanderlei Luxemburgo, rubro-negro declarado, fará de tudo para vencer seu time do coração. Por enquanto, rubro-negros e cruzmaltinos parecem satisfeitos com os papéis invertidos.
Jorge Jesus completou dois meses à frente do Flamengo. À beira do campo é uma figura: gesticula, berra e dá bronca em seus jogadores. No dia a dia, é o extremo oposto: discreto, raramente é visto fora do itinerário entre onde vive e o Ninho do Urubu. O português da pequena província de Amadora, região metropolitana de Lisboa, chegou a flertar com o Vasco após a saída de Alberto Valentim, em abril. As conversas não avançaram, mas a identificação já estava posta.
Publicidade
"Não tenho preferência em treinar nenhuma equipe no Brasil. Claro que há uma equipe no Brasil que todo português tem um sentimento muito grande, que é o Vasco da Gama. Tem alguma coisa a ver com nossa cultura Portugal-Brasil, nossa história.", disse Jesus em uma entrevista ao canal 'Esporte Interativo', em 2017.
Bom de samba no pé e fã de uma branquinha - lançou recentemente uma marca de cachaça -, Vanderlei Luxemburgo jamais negou a paixão pelo Flamengo. Nem mesmo quando foi apresentado no Vasco, em maio. É sua primeira passagem pelo Cruzmaltino em mais de trinta anos, e Luxa tem conquistado a confiança dos torcedores a cada jogo, principalmente por conta das vibrantes preleções em que apela para a história de superação do clube da Colina.