João Souza, o Feijão, é banido do tênis por manipulação de resultados - Divulgação
João Souza, o Feijão, é banido do tênis por manipulação de resultadosDivulgação
Por O Dia
Estados Unidos - Suspenso provisoriamente desde março de 2019, o tenista João Souza, o Feijão, teve a sua sentença final anunciada neste sábado pelo TIU (Unidade de Integridade do Tênis). O atleta, que chegou a ser o número 1 do Brasil, foi banido para sempre do tênis não podendo mais competir ou participar de nenhum evento da ITF ou demais entidades do tênis, além de uma multa de US$ 200 mil (R$ 836 mil).

A pena é resultante de uma investigação realizada entre 2015 e 2019, que julgou o atleta culpado de diversos incidentes de manipulação de jogos e venda de resultado em torneio de nível Challenger e Future no Brasil, México, Estados Unidos e República Tcheca.

Além da manipulação de resultados, Feijão também foi condenado por não denunciar aproximações corruptas, não colaborar com as investigações e abordar outros jogadores solicitando que não desse seu melhor em quadra, afim de favorecer os esquemas.

Feijão viveu a melhor fase de sua carreira em 2015, quando atingiu a 69ª posição do ranking e participou da histórica partida mais longa da Copa Davis. Nas duplas, chegou a figurar no 70º posto em janeiro de 2013.