Bourges, França - Comandada pelo técnico José Neto, a seleção brasileira feminina de basquete estreia nesta quinta-feira, às 14h (de Brasília), no Pré-Olímpico Mundial, diante de Porto Rico, em Bourges, na França. O grupo conta ainda com a França e a Austrália. São três vagas em jogo para os Jogos Olímpicos de Tóquio.
Em 2019, o Brasil enfrentou Porto Rico em três oportunidades, vencendo todas elas: num amistoso, no Pan de Lima e na AmeriCup. "O primeiro erro que podemos ter é achar que esse jogo decide a nossa situação. Ele não decide nada. É nossa estreia, temos outros dois jogos. E Porto Rico também. Portanto, precisamos dar um passo de cada vez, sabendo da dificuldade que vai ser, e enfrentá-las em busca da vitória. Porto Rico é um time que nos conhece, nós as conhecemos. E claro que podemos usar desse conhecimento recente para um jogo como esse", explicou o técnico José Neto.
Japão, país-sede, e Estados Unidos, campeões mundiais em 2018, são as únicas seleções, até agora, classificadas para Tóquio 2020. As outras dez vagas serão definidas nos pré-olímpicos em Belgrado, Ostend e Bourges.
Nos grupos em que estão Estados Unidos (em Belgrado, com Nigéria, Sérvia e Moçambique) e Japão (em Ostend, com Suécia, Bélgica e Canadá) apenas duas seleções, em cada chave, se classificam para Tóquio 2020. Nos outros dois grupos - inclusive o do Brasil - três seleções de cada chave se garantem na Olimpíada 2020.