Copa do Brasil 2020 - Lucas figueiredo/CBF
Copa do Brasil 2020Lucas figueiredo/CBF
Por ESTADÃO CONTEÚDO
Rio - A quarta fase da Copa do Brasil chegou ao fim nesta quinta-feira e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fará o sorteio para definir os jogos das oitavas de final no dia 1.º de outubro, a partir das 11h30 (de Brasília). A grande atração nesta fase é que a partir de agora a competição também contará com os times que disputam a Copa Libertadores.
LEIA MAIS: CONFIRA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O MUNDO DO ESPORTE

No total, serão 16 equipes se enfrentando em jogos de ida e volta. Os times que entram agora, diretamente nas oitavas de final, são: Athletico-PR, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras, São Paulo e Santos, todos por terem disputado a Libertadores. O Fortaleza por ter sido campeão da Copa do Nordeste. O Cuiabá foi o campeão da Copa Verde e o Red Bull Bragantino, o vencedor da Série B do Campeonato Brasileiro de 2019, completam a relação.

Eles se juntarão aos outros cinco clubes que conquistaram a vaga na quarta fase. Avançaram de etapa os seguintes times: Botafogo, Juventude, Ceará e América-MG. A última vaga seria disputada entre Atlético Goianiense e Fluminense, que se enfrentaram nesta quinta-feira, no estádio Olímpico Pedro Ludovico, em Goiânia.

Os cinco classificados da quarta fase, mais os 11 pré-classificados para as oitavas, vão ser divididos em dois potes. No primeiro ficarão os oito clubes que disputam a Libertadores e no outro, os demais. O Pote 1 terá os seguintes clubes: Athletico-PR, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras, São Paulo e Santos.

O Pote 2 terá Fortaleza, Cuiabá, Red Bull Bragantino e os outros cinco times classificados na quarta fase (Botafogo, Juventude, Ceará, América-MG e Fluminense ou Atlético Goianiense). Ou seja, pode ter clássico estadual como Flamengo x Botafogo ou Flamengo x Fluminense (caso o time tricolor tenha passado). Além dos confrontos, também serão sorteados os mandos de campo das partidas. Lembrando que, por enquanto, os jogos serão disputados sem a presença de torcedores.

A programação inicial da CBF prevê que os jogos das oitavas de final sejam realizados entre os dias 27 de outubro e 4 de novembro.