Marta está de volta à Seleção para um período preparatório em Portugal - AFP
Marta está de volta à Seleção para um período preparatório em PortugalAFP
Por O Dia
Rio - Sem abrir mão da genialidade de Marta, de 34 anos, e da experiência de Formiga, de 42, Pia Sundhage anunciou nesta quinta-feira a convocação com uma revelação na lista: Giovanna Queiroz, de apenas 17 anos. Recém-contratada pelo Barcelona, da Espanha, a atacante está no grupo que realizará um período de treinos em Portimão, Portugal, entre os dias 19 e 27 de outubro. A CBF priorizou as atletas que jogam no exterior em razão das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus.
Nascida em São Paulo, Gio, como é conhecida, se mudou com a família para os Estados Unidos com quatro anos de idade. Desde 2014 na Espanha, acumula passagem pela base do Atlético de Madrid e pelo Madrid CFF, onde estreou como profissional com 15 anos. Curiosamente, ele acumulou convocações pelos três países: Brasil, Espanha e Estados Unidos. De olho na joia, a técnica sueca Pia Sundhuge aposta na evolução da atacante ao lado de Marta, eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo pela Fifa.
Publicidade
 
Publicidade
"Nessa lista temos Marta e a Giovanna Queiroz. Temos uma jogadora famosa e com experiência, e do outro lado provavelmente o futuro do time. É fantástico que Giovanna seja tão nova e já tenha atuado por três seleções. Estou animada, pois ela é uma grande jogadora que atua por um time como o Barcelona e pode aprender na Seleção. Será uma ótima chance para ela conviver com alguém como a Marta", destacou Pia.

Na contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados para julho de 2021 devido à pandemia de covid-19, a treinadora sueca aposta no período de avaliação, mesmo sem amistosos agendados, em função das restrições sanitárias, para filtrar a lista final de 18 atletas. Em Portugal, terá 24 jogadoras à disposição, mas não pode chamar as que jogam no Brasil. A Seleção se apresenta no dia 19 de outubro para a segunda etapa de treinamentos em Portugal. 

Confira a lista de convocadas:

Goleiras:
Aline Reis - UD Granadilla Tenerife (Espanha)
Daniele Neuhaus - Benfica (Portugal)
Natascha - Paris FC (França)

Defensoras:
Antonia - Madrid CFF (Espanha)
Kathellen - Internacional de Milão (Itália)
Jucinara - Levante UD (Espanha)
Rafaelle - Changchun Dazhong (China)
Rayanne - Sporting Club Braga (Portugal)

Meio-campistas:
Ana Vitória - Benfica (Portugal)
Andressa Alves - Roma (Itália)
Debinha - North Carolina Courage (EUA)
Formiga - Paris St Germain (França)
Giovana - Barcelona (Espanha)
Laís Araújo - Apollon Limassol (Chipre)
Luana - Paris St Germain (França)
Maria - Juventus (Itália)
Millene - Wuhan Xinjiyuan (China)

Atacantes:
Bia Zaneratto - Wuhan Xinjiyuan (China)
Ludmila - Atlético de Madrid (Espanha)
Marta - Orlando Pride (Estados Unidos)
Mylena - FC de Familicão (Portugal)
Nycole Raysla - Benfica (Portugal)
Raquel - Sporting Lisboa (Portugal)
Valéria - Madrid CFF (Espanha)