Grupos definidos da Libertadores de 2021
Grupos definidos da Libertadores de 2021Divulgação/Conmebol
Por O Dia
Flamengo e Fluminense já conhecem os primeiros adversários na luta pelo título da Libertadores de 2021 e não terão vida fácil. Em sorteio realizado na sede da Conmebol nesta sexta-feira (9), o Rubro-Negro ficou como cabeça de chave do Grupo G e enfrentará LDU (EQU), Vélez Sarsfield (ARG) e Unión La Calera (CHI). Já o Tricolor caiu num ainda mais complicado e jogará contra River Plate (ARG), Independiente Santa Fe (COL) e Junior Barranquilla (COL).
O Flamengo estreará na Libertadores de 2021 fora de casa contra o Vélez, e jogará no Maracanã a última rodada, também contra os argentinos. O Rubro-Negro fará o primeiro jogo em casa contra La Calera, pela segunda rodada, e terá de jogar na altitude de 2.800 metros de Quito contra a LDU, na terceira.
Publicidade
Já o Fluminense jogará primeiro em casa contra o River Plate e encerrará sua participação na fase de grupos em Buenos Aires. O Tricolor corre o risco de ter que jogar na altitude duas vezes, caso o Bolívar passe pelo Junior Barranquilla na pré-Libertadores (venceu por 2 a 1 na ida). Caso contrário, só jogará uma vez, nos 2.600 metros de Bogotá.
Grupos definidos da Libertadores de 2021 - Divulgação/Conmebol
Grupos definidos da Libertadores de 2021Divulgação/Conmebol
Publicidade
A primeira rodada da Libertadores acontece na semana dos dias 20, 21 e 22 de abril. Os dois primeiros do grupo se classificam para as oitavas de final, enquanto o terceiro colocado irá para as oitavas da Copa Sul-Americana. Já o quarto estará eliminado das competições continentais na temporada.
Por causa do regulamento, Flamengo e Fluminense não podiam cair no mesmo grupo e só enfrentariam brasileiros casos fosse Santos ou Grêmio, que estão na pré-Libertadores.
Publicidade
Na fase de grupos, Flamengo e Fluminense têm garantidos 3 milhões de dólares (cerca de R$ 16,9 milhões) cada um e podem somar mais 1,05 milhões de dólares (R$ 5,9 milhões) pela classificação às oitavas de final.
A final da Libertadores será no dia 20 de novembro.

GRUPO A
Palmeiras
Defensa y Justicia (ARG)
Universitario (PER)
Grêmio ou Independiente del Valle (EQU)
Publicidade

GRUPO B
Olimpia (PAR)
Internacional
Deportivo Táchira (VEN)
Always Ready (BOL)

GRUPO C
Boca Juniors (ARG)
Barcelona (EQU)
The Strongest (BOL)
San Lorenzo (ARG) ou Santos

GRUPO D
River Plate (ARG)
Santa Fe (COL)
Fluminense
Bolívar (BOL) ou Junior Barranquilla (COL)
Publicidade

GRUPO E
São Paulo
Racing (ARG)
Sporting Cristal (PER)
Rentistas (URU)
GRUPO F
Nacional (URU)
Universidad Católica (CHI)
Argentinos Juniors (ARG)
Atlético Nacional (COL) ou Libertad (PAR)
Publicidade

GRUPO G
Flamengo
LDU (EQU)
Vélez Sarsfield (ARG)
Unión La Calera (CHI)

GRUPO H
Cerro Porteño (PAR)
Atlético-MG
América de Cali (COL)
Deportivo La Guaíra (VEN)