Três países têm interesse em sediar a Copa América
Torneio tem início em junho e Conmebol busca uma solução o quanto antes
Outros três países se dispuseram a receber os jogos da Copa América que seriam disputados na Colômbia. Equador, Venezuela e Chile são os candidatos a dividir com a Argentina a disputa do torneio continental, que começa em 13 de junho.
Por enquanto, apenas os governos equatoriano e venezuelano oficializaram a proposta à Conmebol, que pretende dar uma resposta final o quanto antes. Outra possibilidade, defendida pela Fifa, seria a Argentina continuar como a única sede.
Publicidade
Entretanto, a possibilidade de dois países é a que mais agrada a Conmebol, pois não alteraria a ideia original da Copa América deste ano: cada um dos dois grupos seria disputado em uma das sedes.
Inicialmente, a Copa América seria em 2020 na Argentina e na Colômbia. Entretanto, devido à pandemia de covid-19, teve que ser adiada em um ano. Neste mês, a Colômbia passou por uma crise social, com protestos e repressão violentos há pelo menos três semanas, o que obrigou a Conmebol a adiar e mudar locais de jogos da Libertadores e da Copa Sul-Americana.
Publicidade
Devido ao problema, a saída da Colômbia foi oficializada na quinta-feira (20). Por enquanto, o torneio está confirmado apenas na Argentina, que também passa por problemas internos devido à covid-19: Jogos nacionais foram suspensos até o fim do mês.