Eriksen postou foto no hospital e disse estar bemReprodução

Por O Dia
Após uma série de exames, Christian Eriksen passará por uma cirurgia para implantar um aparelho no coração, que funcionará como se fosse um desfibrilador para corrigir possíveis alterações do ritmo cardíaco. A informação foi divulgada pela Confederação Dinamarquesa de Futebol (DBU, sigla em dinamarquês) nesta quinta-feira (17).
"Após Christian ter sido submetido a diferentes exames no coração, foi decidido que ele deveria ter um ICD (cardioversor desfibrilador implantável, em inglês). Esse dispositivo é necessário depois de um ataque cardíaco devido a distúrbios de ritmo cardíaco. Christian aceitou a solução, e o plano foi confirmado por especialistas nacionais e internacionais que recomendam o mesmo tratamento", diz o comunicado do médico da seleção dinamarquesa Morten Boesen.
Publicidade
Eriksen continua no hospital e tem seu futuro no futebol indefinido após sofrer um mal súbito em campo e precisar ser reanimado, na derrota da Dinamarca por 1 a 0 para a Finlândia, pela Eurocopa. O meia dinamarquês pode até conseguir voltar a jogar, dependendo da situação, mas não conseguirá em alguns países, como na Itália, por exemplo, onde atua pela Inter de Milão.
O holandês Daley Blind, do Ajax, joga com um marcapasso, que regula os batimentos cardíacos para evitar arritmia cardíaca. Ele passou pelo procedimento cirúrgico em 2019 e voltou a atuar em 2020.
Publicidade
"Na vida normal é uma coisa, mas fazendo uma atividade esportiva existe a possibilidade de um trauma que pode danificar o aparelho. Isso faz pensar muito e fará com que os cardiologistas esportivos pensem se vão ou não liberá-lo. Não sei se a patologia de Eriksen é a mesma do que a de Blind. Nós na Itália somos muito cuidadosos e rigorosos, o primeiro é proteger a saúde do indivíduo", disse o presidente da associação de médicos de futebol na Itália, Enrico Castellacci.