O jogador Alphonso Davies, à equerdaAFP

O lateral-esquerdo Alphonso Davies, do Bayern de Munique, anunciou que irá doar para instituições de caridade toda a bonificação que receberá do Canadá pela participação na Copa do Mundo do Catar. Refugiado da Libéria, o atleta tomou a decisão como forma de agradecimento ao país que o acolheu a ele e a sua família. Ele revelou a iniciativa em suas redes sociais.
"O Canadá acolheu a mim e minha família e nos deu a oportunidade de uma vida melhor. me permitiu viver meus sonhos. É uma grande honra jogar pelo Canadá e quero retribuir, então decidi doar os ganhos da Copa do Mundo deste ano para caridade", disse Alpholso no Twitter em inglês, traduzido para português.
Davies nasceu em um campo de refugiados em Gana, em 2000. Seus pais viviam em Monrovia, na capital da Libéria, e fugiram de uma guerra civil. Em 2005, ele e sua família imigraram para o Canadá e foi lá que o jovem começou a jogar bola. Ele passou pelas categorias de base da seleção e estreou como profissional no Vancouver Whitecaps, em 2017.
O jogador de 21 anos esteve afastado na reta final das Eliminatórias para o Mundial por conta de uma miocardite, inflamação no coração. Alphonso acompanhou a classificação do Canadá à distância e, em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, se emocionou com a vaga depois de 36 anos ausente da Copa.