André Mazzuco é diretor de futebol do BotafogoFoto: Vítor Silva/Botafogo

Rio - O Botafogo acertou a contratação do lateral-direito Wilson Manafá. Durante a entrevista coletiva de apresentação de Alexander Barboza, nesta terça-feira, 16, o diretor de futebol do Alvinegro, André Mazzuco, confirmou a chegada do jogador e ainda informou quando ele deve desembarcar no Rio.
"Confirmo a chegada do Manafá, lateral-direito. Deve estar aqui pelo Rio de Janeiro por volta de quinta-feira", disse André Mazzuco.
Na coletiva, o diretor também informou a data da chegada de Jefferson Savarino. Diferentemente de Manafá, o atacante já foi anunciado pelo Botafogo como reforço para a temporada.
"O Savarino chega de hoje para amanhã, nessa madrugada. Já se integra conosco, já tem os exames marcados. O mais rápido possível ele estará integrado e à disposição do Tiago (Nunes, treinador)", afirmou Mazzuco.
MANAFÁ
Wilson Manafá, ex-Porto, é reforço para a lateral direita do Botafogo - Foto: Divulgação/FC Porto
Wilson Manafá, ex-Porto, é reforço para a lateral direita do BotafogoFoto: Divulgação/FC Porto
A lateral direita era um setor tratado como prioridade por John Textor e toda a cúpula de futebol nesta janela de transferências. Com as saídas de Di Plácido, devolvido ao Lanús, da Argentina, e JP Galvão, emprestado ao Inter de Limeira, o técnico Tiago Nunes contava com apenas dois nomes para a posição: Rafael, que sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo em julho do ano passado; e Mateo Ponte, que no momento está com a seleção uruguaia sub-23.
Por parte do lateral, a transferência para o futebol brasileiro foi vista com bons olhos até mesmo para voltar aos holofotes. Reserva no Granada, Wilson Manafá tem apenas cinco jogos na temporada 2023/2024, sendo quatro por LaLiga e um pela Copa do Rei.
Wilson Manafá construiu carreira no futebol português. Projetado aos profissionais pelo Sporting, o jogador teve passagem de destaque pelo Portimonense em 2018 e, posteriormente, foi comprado pelo Porto. Com a camisa dos Dragões, disputou 130 jogos, mas acabou não renovando após perder espaço devido à grave lesão no joelho direito.
SAVARINO
Savarino, reforço do Bota - Divulgação / Botafogo
Savarino, reforço do BotaDivulgação / Botafogo
Para anunciar a contratação de Savarino, o Botafogo enfrentou a concorrência de clubes brasileiros, entre eles o Corinthians, que tentou uma cartada final nas últimas horas. Porém, o Glorioso levou a melhor. O contrato com o jogador válido até o fim de 2026.
O atacante foi um dos destaques do Atlético-MG na conquista do Brasileirão de 2021. No Galo, ele trabalhou com Alessandro Brito, atual head scout do Botafogo, que foi quem indicou o nome do venezuelano para o Glorioso.
Em sua última temporada na MLS, Savarino fez 11 gols e deu quatro assistências em 34 partidas pelo Real Salt Lake. Pelo Galo, foram 21 gols e 19 assistências em 99 jogos.