Artur Jorge, técnico do BotafogoVitor Silva/Botafogo

Rio - Artur Jorge revelou inspiração no holandês Johan Cruyff e no alemão Jürgen Klopp, treinadores que estão marcados na história do futebol. O comandante do Botafogo destacou que os dois foram referências que o ajudaram a criar seu próprio conceito de jogo.
"Eu posso aqui destacar dois, com alguma identidade que eu, no jogo, fui buscar. Um deles é o Johan Cruyff, pelo seu conceito de futebol total, futebol moderno, atrativo, dinâmico, em que o caos ofensivo está muito presente, e o Klopp - e pela verticalidade do jogo, com jogadores rápidos, procurando sempre o gol. Tenho essas duas referências que me ajudaram a criar o meu próprio conceito de jogo e contextualizar", disse Artur Jorge, à TV Globo.
"São duas referências, uma atemporal em relação à marca que já está registrada, e Klopp pelo sucesso enquanto técnico de uma equipe, que aprecio muito. E estamos vendo o Botafogo com muitas dessas semelhanças e estou desvendando um pouquinho do que é olhar ao Botafogo com algumas inspirações", completou.
O português chegou ao Botafogo em abril, quase dois meses depois da demissão de Tiago Nunes. Na época, o acionista majoritário da SAF do Alvinegro, John Textor, buscava um técnico com um "futebol propositivo" e que foque na parte tática.
Os dois primeiros jogos de Artur Jorge no Glorioso foram com derrotas, mas não demorou para o time encaixar. Hoje, o Botafogo é o líder do Campeonato Brasileiro, com 39 pontos, e está vivo na briga pelos títulos da Copa do Brasil e da Libertadores.