Rafael em ação contra o Magallanes, do Chile, na Copa Sul-Americana de 2023Vítor Silva / Botafogo

Rio - Lateral-direito do Botafogo, Rafael criticou a postura do Peñarol antes do segundo jogo da semifinal da Libertadores da América. O defensor, que se recupera de lesão no joelho esquerdo, comentou a confusão fora de campo e projetou o confronto desta quarta-feira (30).
"Nós temos que entrar concentrados, só um desastre para a gente não classificar. Eles estão querendo complicar lá. Pô, vieram aqui, fizeram uma baderna, e agora ainda estão querendo falar que o brasileiro que provocou isso. Pelo amor de Deus, foi a segunda vez que fizeram bagunça aqui e com times diferentes", declarou o jogador em entrevista ao 'Storicast'.
"Eles não podem sair lá do Uruguai para fazer bagunça no Brasil. Mas tem que ficar de olho que a gente tem, se tudo der certo, uma final pra jogar, né? Então não pode cair na pressão", ponderou.
Rafael não entra em campo desde abril, na derrota para o Junior Barranquila, no Nilton Santos, pela fase de grupos do torneio continental. Ele, inclusive, vai se aposentar ao fim desta temporada. "Estou tentando voltar, já comecei a correr com bola. Acho que vai dar. Vou tentar jogar dois jogos", revelou.

Em busca da final inédita

Botafogo e Peñarol medem forças nesta quarta-feira (30), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Centenário, no Uruguai. Com a goleada por 5 a 0 no Nilton Santos, o Glorioso pode perder por até quatro gols de diferença para avançar. 
Na última terça (29), o Atlético-MG empatou sem gols com o River Plate, no Monumental de Núñez, e garantiu vaga na decisão.