Jogadores do Botafogo posam para foto antes da final da LibertadoresVítor Silva/Botafogo

Rio - O Botafogo volta à Argentina, onde levantou a taça da Libertadores 2024, para mais uma decisão. Nesta quinta-feira (20), o Glorioso enfrenta o Racing no El Cilindro, a partir das 21h30, pelo jogo de ida da Recopa Sul-Americana. Quase três meses depois de conquistar a Glória Eterna, o time de General Severiano chega ao país com muitas mudanças.
Na final da Libertadores, o Glorioso foi a campo com: John; Vitinho, Adryelson, Alexander Barboza e Alex Telles; Gregore e Marlon Freitas; Thiago Almada, Savarino, Luiz Henrique e Igor Jesus.
Dos 11 iniciais, Adryelson não pertencia ao Botafogo e retornou ao Lyon, da França, ao fim da temporada 2024. Hoje, o zagueiro defende o Anderlecht, da Bélgica, por empréstimo.
Já Luiz Henrique foi negociado junto ao Zenit, da Rússia, e Thiago Almada está emprestado ao Lyon. A outra mudança para o jogo desta quinta em relação à final da Libertadores é a ausência de Gregore. O volante foi expulso logo no primeiro minuto daquela partida e cumprirá suspensão no jogo de ida da Recopa.
O banco de reservas também está modificado. Óscar Romero, Eduardo, Tiquinho Soares, Tchê Tchê, Gatito, Marçal e Júnior Santos não estão mais no Glorioso. Apenas Allan, Cuiabano, Danilo Barbosa e Matheus Martins permanecem.
As alterações ainda se estendem ao comando técnico. Artur Jorge aceitou a proposta do Al-Rayyan, do Catar, no início de janeiro e deixou a SAF. A partir daí, Carlos Leiria, do sub-20, assumiu o time de forma interina.
Ele, porém, já voltou para a base. Recentemente, o Botafogo acertou o retorno de Cláudio Caçapa. Ele chegou para ser auxiliar técnico permanente e para comandar a equipe enquanto um novo treinador não é contratado.
Leia mais:

Relacionados

O Botafogo viajou para a Argentina sem alguns reforços. Artur, David Ricardo e Nathan Fernandes permaneceram no Rio de Janeiro. Bastos, que estava machucado na época na final da Libertadores, se recupera de um trauma no joelho esquerdo e fica de fora. Jeffinho, que está em transição, também é desfalque.
Os jogadores que chegaram neste ano e viajaram com o grupo são: o goleiro Léo Linck; o zagueiro Jair Cunha; e o atacante Rwan Cruz. Veja a lista abaixo: 
Goleiros: John, Léo Linck e Raul;

Defensores: Alex Telles, Barboza, Cuiabano, Jair Cunha, Ponte, Serafim e Vitinho;

Meio-campistas: Allan, Danilo Barbosa, Kauê, Marlon Freitas, Newton, Patrick de Paula e Savarino;

Atacantes: Igor Jesus, Matheus Martins, Rwan Cruz, Rafael Lobato, Vitinho Lopes, Kayke e Yarlen.