Pedro Menezes, de camisa preta e óculos, junto com TannureReprodução

O Flamengo não divulgou oficialmente, mas o Departamento Médico, alvo de críticas pelo excesso de lesões, sofreu uma alteração recentemente. O fisiologista Lucas Albuquerque, que estava no Rubro-Negro há cinco anos, pediu para se desligar e se despediu no dia 28 de setembro rumo ao Vilafranquense Fut SAD, de Portugal. Em seu lugar entrou Pedro Menezes, escolhido por Márcio Tannure.

A opção não caiu muito bem entre os demais profissionais da comissão técnica. O principal motivo é que o novo fisiologista demonstra pouco conhecimento técnico na área e ainda está em processo de aprendizagem, segundo relato de pessoas que trabalham com o novo profissional no Flamengo.

O novo fisiologista, inclusive, já foi funcionário e prestou serviço na empresa particular de Marcio Tannure, a "PrimeSculp Med&Spa", localizada em um luxuoso Shopping do Rio de Janeiro. Nas redes sociais, Pedro Menezes tem registros no local, com direito a foto com o maior ídolo do Flamengo, Zico, e agradecimento na legenda a Marcio Tannure, quem o indicou meses depois para trabalhar no Rubro-Negro.
Pedro Menezes - Reprodução
Pedro MenezesReprodução

O entendimento no Ninho do Urubu é que a troca realizada por Marcio Tannure fez com que o nível de conhecimento da equipe de fisiologia caísse de forma drástica. Os demais profissionais entendem que o cargo exige uma pessoa com mais experiência no ramo.

Pedro Menezes, embora tenha um bom currículo no aspecto acadêmico, nunca havia trabalhado em clube anteriormente, a não ser na categoria de base do próprio Flamengo, após indicação de Marcio Tannure, mas ficou pouco tempo e foi desligado no início da pandemia da Covid-19, em 2020, e retornou recentemente, após novo convite de Tannure.

Na rede social da clínica, o último registro de Pedro Menezes foi no dia 24 de fevereiro. A reportagem entrou em contato com o atendimento da "PrimeSculp Med&Spa", e a funcionária garantiu que o fisiologista não trabalha mais no local.
Pedro Menezes - Reprodução
Pedro MenezesReprodução

A chegada dele ao cargo de fisiologista principal do elenco profissional do Flamengo criou mal-estar no Ninho do Urubu e foi interpretada por muitos como se Marcio Tannure quisesse colocar "pessoas da sua confiança", mas sem enxergar o que seria melhor para o dia a dia do clube. Muitos acreditam que um novo profissional deveria ter sido contratado no mercado, alguém com grande experiência no futebol.

Essa não foi a primeira indicação de Marcio Tannure que criou mal-estar no Ninho. A chegada do preparador físico Rafael Winicki, que também nunca havia trabalho com futebol anteriormente, em outubro de 2020, rende dúvidas e brincadeiras entre os profissionais do CT até hoje.
A atual gestão, que tentará a reeleição este ano, avalia diariamente o desempenho do Departamento Médico e não descarta fazer mudanças ao término da temporada caso conquiste sucesso no pleito de dezembro. A insatisfação chegou ao atual treinador, Renato Gaúcho.

Enquanto isso, mais casos de lesões musculares surgiram no elenco. O Flamengo divulgou que "no jogo da última quarta-feira (27), os atletas Diego Ribas e Filipe Luís sentiram dores no reto femoral da coxa direita e na panturrilha esquerda, respectivamente. Exames constataram lesão em ambos, que iniciaram o tratamento no CT." Ou seja, mais dois jogadores entregues ao Departamento Médico, que não consegue ficar vazio há muito tempo.