Casa rubro-negra! Fla é dono do melhor aproveitamento no 'Novo Maracanã'

Equipe da Gávea sai na frente em duelo de estatísticas com os rivais. Força da torcida também é aliada para sucesso na arena

Por rafael.arantes

Rio - A casa na Nação! Desde que voltou a atuar no Maracanã, o Flamengo vem mostrando cada vez mais sua afinidade com o estádio. Em cinco jogos disputados na arena carioca, o time da Gávea tem 86,6% de aproveitamento, estatística que garante a equipe como a melhor entre os quatro grandes do Rio após a reabertura do estádio. Além disso, o Rubro-Negro ainda conta com o recorde de público no Novo Maracanã nas de clubes: 53.538 presentes na vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil (recorde geral foi na final Copa das Confederações).

Flamengo tem o melhor desempenho no Maracanã entre clubes os cariocasArte%3A O Dia Online

Com 86,6% de aproveitamento no Maracanã, o Flamengo desbancou os rivais. Enquanto Botafogo é o que chega mais perto do Rubro-Negro, com quatro vitórias e três empates (71,4%), Fluminense e Vasco ainda estão longe de se igualar ao time da Gávea. Primeira equipe a acertar o vínculo com o Consórcio responsável pelo Maracanã, o Tricolor é a equipe que mais foi derrotada no estádio até agora. Em oito jogos, o Flu perdeu três, empatou um e também venceu quatro de suas partidas, chegando aos 54,2%. Mesmo com o maior número de derrotas, o time das Laranjeiras ainda tem o aproveitamento melhor que o do Vasco, que em duas partidas disputadas, venceu uma e perdeu outra, obtendo 50% de desempenho.

TRAJETÓRIA VITORIOSA DESDE A REABERTURA

De volta ao Maracanã no dia 28 de julho, o Flamengo começou a reescrever sua história no Maracanã com um empate heroico. Após começar a partida contra o Botafogo perdendo, foi aos 47 minutos do segundo tempo que Elias deixou tudo igual no placar e fez a festa da torcida rubro-negra. Em momento de êxtase, o volante não perdeu a oportunidade de comemorar junto à torcida do setor inferior.

Após o emocionante empate na estreia, os demais resultados foram ainda mais festejados. Contra Fluminense, Vitória, Santos e Cruzeiro, o time da Gávea não deu espaço para sustos e garantiu a vitória em todos os jogos. Em cinco jogos, foram nove gols marcados, quatro vitórias e um empate. Invencibilidade que é motivo de festa para os torcedores da Gávea.

Festa no Maraca! Elias comemora gol da vitória sobre o Cruzeiro, feito aos 43 minutos do segundo tempoMárcio Mercante / Agência O Dia

TORCIDA COMPARECE EM PESO

Além do bom desempenho dentro de campo, o Flamengo também conta com o show nas arquibancadas. Mesmo sem ter a melhor média de público entre os quatro grandes, ficando atrás do Vasco, que disputou dois clássicos no estádio, o time da Gávea pode festejar bastante o apoio de sua torcida. Nos cinco jogos disputados, o Rubro-Negro levou um total 178.010.00 torcedores ao Maracanã, com a média de 35.602.00 por partida.

É pensando na torcida, e também graças à ela, que a diretoria rubro-negra lutou e conseguiu um novo acordo com o Consórcio Maracanã para as partidas que a equipe disputar no estádio. Agora, quanto maior a renda bruta (equivalente ao valor total arrecadado em cada partida), a quantia líquida recebida pelo Flamengo também será maior, fato bastante festejado pelo presidente Eduardo Bandeira de Mello.

"Este acordo foi feito de maneira muito bem pensada, levando-se em conta a força do Flamengo e seu enorme potencial de geração de receitas. Até o final do ano, vamos avaliar os resultados financeiros e técnicos obtidos com os jogos no Maracanã para decidir sobre um possível futuro contrato. Tenho certeza que a torcida está feliz", afirmou.

Com contrato junto ao Consórcio Maracanã até o fim do ano, o Flamengo espera manter o bom desempenho dentro de campo e também nas arquibancadas. O objetivo do clube é conseguir uma análise positiva nos próximos quatro meses que ainda restam no acordo.

Flamengo aposta na força da torcida para ter números positivos nos jogos no MaracanãAndré Mourão / Agência O Dia


Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia