Por fabio.klotz

São Paulo - O Flamengo compensou a falta de qualidade com raça. E ainda contou com uma pitada de sorte para arrancar um empate, neste domingo, com a Ponte Preta: 1 a 1 no Moisés Lucarelli. Com um jogador a menos, Samir foi expulso, o Rubro-Negro chegou à igualdade no momento em que a derrota parecia certa. Porém, o fantasma do rebaixamento ainda perturba o clube. O Fla agora tem dois pontos a mais do que o Vasco, primeiro clube na zona da degola.

André Santos garantiu o empate ao Flamengo em CampinasRodrigo Villalba / Estadão Conteúdo

O jogo marcou o reencontro de Flamengo com Jorginho, que dirigiu o Fla nas quatro primeiras partidas do Brasileiro (foram duas derrotas e dois empates). O técnico vem sofrendo à frente do clube paulista e ainda não conseguiu vencer. A Ponte amarga uma série de oito jogos sem ganhar (sete derrotas e agora um empate).

Sem Elias, suspenso, e Léo Moura, poupado, Mano Menezes escalou Diego Silva e Luiz Antonio na lateral direita. O Fla até jogou bem o primeiro tempo, mas voltou a apresentar falta de qualidade e problema na criação de jogadas. Na raça, conseguiu um empate. Porém, ainda não sabe o que é vencer duas seguidas no Brasileiro.

O Flamengo cai na tabela, agora está em 13º lugar, com 26 pontos, dois a mais do que o Vasco. A Ponte Preta amarga a penúltima colocação com apenas 16 pontos. Na próxima rodada, na quinta-feira, às 19h30, o Rubro-Negro recebe o Atlético-PR no Maracanã. O clube paulista entra em campo na quarta-feira, às 21h50, e recebe o Corinthians no Moisés Lucarelli.

O JOGO

O Flamengo começou melhor e partiu para cima da Ponte Preta. Porém, faltava acertar o último passe e a finalização. Logo aos 10 minutos, Paulinho fez jogada individual e achou Gabriel na área. O meia-atacante não dominou bem e tentou tocar por cobertura. A bola voltou para Paulinho, mas a zaga do clube paulista mandou para escanteio.

A Ponte então respondeu com falta cobrada por Fellipe Bastos, que levou perigo ao gol de Paulo Victor. Depois foi a vez de Adrianinho, que já defendeu o Flamengo, obrigar o goleiro a mandar a escanteio chute de fora da área. Mano teve de fazer a primeira substituição logo aos 17 minutos. Diego Silva sentiu um problema muscular na coxa direita e deu lugar a João Paulo. André Santos foi deslocado para o meio.

O jogo caiu de produção, fruto de muitos passes errados e faltas em profusão. O Fla tinha maior posse de bola, mas não conseguia criar. A Ponte voltou a ameaçar em bola parada. Após cobrança de escanteio, Baraka desviou com perigo, à direita de Paulo Victor. A resposta rubro-negra foi com João Paulo, que cobrou para fora falta da entrada da área.

Paulo Victor quase se complicou no início do segundo tempo. Ele deu rebote e teve de salvar nos pés de Chiquinho. A resposta do Fla foi em trama de João Paulo e Hernane. Eles tabelaram e o Brocador chutou com força, mas para fora. Depois foi a vez de Chiquinho emendar com perigo. Ao ver a Ponte superior, Mano colocou Rafinha na vaga de Gabriel. A situação rubro-negra ficou pior logo depois. André Santos recuou na fogueira e Samir fez falta. O zagueiro recebeu o segundo amarelo e foi expulso. O clube paulista, que já era melhor, aproveitou para abrir o placar. Artur recebeu pela direita e fuzilou: 1 a 0.

Mano recompôs o setor defensivo. Ele tirou Hernane e colocou González. O Fla tentou partir para cima na base do abafa. Deu certo. João Paulo cruzou da esquerda e achou André Santos. O chute do lateral desviou na zaga e entrou: 1 a 1. Foi o primeiro gol de André Santos no retorno ao Rubro-Negro. O Rubro-Negro arrancou um empate, mas ainda convive com o fantasma da zona da degola.

Você pode gostar