Rio - O Flamengo se reencontrou com a vitória e desencantou no Brasileiro. Após uma série de cinco jogos sem vencer (dois pelo Carioca, um pela Libertadores e dois pelo torneio nacional), o Rubro-Negro bateu, de virada, o Palmeiras por 4 a 2, neste domingo, no Maracanã. O primeiro triunfo na competição alivia o pressionado Jayme de Almeida. O técnico, por sinal, surpreendeu na escalação ao colocar Negueba como titular. No segundo tempo, ele pôs o então preterido Mugni e viu o argentino mudar a história do jogo.
Jayme continua com dificuldade para achar o time ideal. Em meio a desfalques, ele apostou em Nixon e Negueba. A dupla não foi bem, tanto que o primeiro saiu no intervalo para a entrada de Mugni. O argentino mostrou que pode ser o meia que o técnico tanto procura. Ele participou de dois gols.
>>> FOTOGALERIA: As imagens da virada do Flamengo sobre o Palmeiras no Maracanã
Após dois jogos sem marcar, o ataque do Flamengo também desencantou. Alecsandro marcou duas vezes. Paulinho, autor de um gol, foi a principal arma ofensiva do time. O Fla pulou para quatro pontos, deixou a zona de rebaixamento e está na nona colocação. Na próxima rodada, o Rubro-Negro tem o Fluminense pela frente, domingo, às 16h, no Maracanã.
O Palmeiras amargou a segunda derrota seguida. Curiosamente mais uma para clube carioca (o Fluminense bateu o Verdão na 2ª rodada). O Alviverde estaciona nos três pontos e ocupa a 14ª colocação.
O JOGO
O Palmeiras começou melhor e era mais presente no campo de ataque. O Flamengo encontrava dificuldade para criar. O castigo não demorou. Aos 10 minutos, Wallace e Luiz Antonio bateram cabeça e permitiram que Henrique tocasse para Wesley. O volante, de primeira, fuzilou e abriu o placar: 1 a 0. A resposta rubro-negra aconteceu três minutos depois. Nixon fez jogada pela direita e cruzou para a área. A bola se ofereceu a Paulinho. O atacante chutou de primeira e empatou. Foi o primeiro gol do Rubro-Negro no Brasileiro.
O Flamengo melhorou, mas não soube aproveitar o momento. Para piorar, o sistema defensivo era falho, a ponto de o Palmeiras conseguiu trocar passes com facilidade na área rubro-negra. Foi isso que aconteceu no segundo gol do clube paulista. Wendel foi lançado nas costas de Paulinho, na direita, e rolou para Valdivia. O chileno, por sua vez, tocou para Henrique, sozinho, entre três marcadores, empurrar para o fundo da rede: 2 a 1. A ironia maior é que o atacante estava na mira do Fla, mas acabou no Verdão.
O Palmeiras quase ampliou. Em cobrança de falta, Lúcio emendou com força, a bola desviou em Wallace e quase entrou. O Flamengo respondeu com Alecsandro. O atacante foi lançado por André Santos e obrigou Fernando Prass a salvar o Alviverde. O goleiro caiu mal, sentiu o ombro direito e foi substituído por Bruno.
O Flamengo voltou para o segundo tempo com Mugni no lugar de Nixon. O argentino mudou a cara do jogo e participou do gol de empate logo no começo da etapa final. De calcanhar, Mugni rolou para André Santos. Ele cruzou para Alecsandro, que ajeitou para Márcio Araújo empatar. Novamente a "ironia" apareceu no Maracanã. Márcio Araújo defendeu as cores do Palmeiras, mas foi dispensado.
Mugni novamente brilhou. Ele lançou Alecsandro. O atacante parou em Bruno na primeira finalização, mas aproveitou o rebote e, de cabeça, virou o jogo. Alecgol repetiu a tradicional comemoração em que faz careta. O Fla passou a explorar o contra-ataque e logo ampliou. Wallace se aventurou no ataque, fez fila e rolou para Alecsandro. O atacante chutou no canto de Bruno e fez 4 a 2.
FICHA TÉCNICA
Flamengo 4x2 Palmeiras
Estádio: Maracanã
Árbitro: Paulo Henrique Bezerra
Gols: Wesley (Palmeiras, aos 10' do 1ºT), Henrique (Palmeiras, aos 30' do 1ºT) e Paulinho (Flamengo, aos 13' do 1ºT), Márcio Araújo (Flamengo, aos 4' do 2ºT) e Alecsandro (Flamengo, aos 14' e 27' do 2ºT)
Cartão amarelo: Josimar, Juninho e Mendieta (Palmeiras) e Negueba e André Santos (Flamengo)
Cartão vermelho: -
Flamengo: Felipe; Luiz Antonio, Samir, Wallace e André Santos; Cáceres, Márcio Araújo e Negueba (João Paulo, aos 32' do 2ºT); Paulinho, Nixon (Mugni, no intervalo) e Alecsandro; Técnico: Jayme de Almeida.
Palmeiras: Fernando Prass (Bruno, aos 44' do 1º T); Wendel (Mendieta, aos 36' do 2ºT), Lúcio, Marcelo Oliveira, Juninho; Josimar, Wesley, Serginho (Marquinhos Gabriel, aos 18' do 2ºT) e Valdivia; Leandro e Henrique; Técnico Gilson Kleina.