Rio - Há um mês, Vanderlei Luxemburgo avisou que o Flamengo teria problemas nos primeiros jogos do returno. Sete rodadas se passaram e a previsão se concretizou, para a preocupação dos torcedores. Com uma sequência difícil, com vários clássicos nacionais, o pesadelo do início do Brasileiro se repete para os rubro-negros, que perderam toda a gordura acumulada e voltam a se aproximar perigosamente da zona de rebaixamento.

Apesar de boas atuações, o Fla tem um retrospecto idêntico ao início da competição: apenas seis pontos conquistados em 21 disputados, com uma vitória (no turno, sobre o Palmeiras, e no returno sobre o Corinthians) e nove gols sofridos (agora o time marcou dois gols a mais: 5 a 7). Desempenho preocupante ao se levar em consideração que, no primeiro turno, estava em 16º lugar após sete rodadas e, hoje, estaria em penúltimo.
LEIA MAIS: Notícias, contratações e bastidores: confira o dia a dia do Flamengo
Com quatro pontos de vantagem para a zona de rebaixamento, o Flamengo ainda terá mais cinco jogos da sequência complicada a que Vanderlei Luxemburgo se referiu mês passado. Só não pode continuar repetindo o retrospecto do segundo turno, já que somou apenas quatro pontos em cinco rodadas. Algo que não pode ser cogitado caso os rubro-negros queiram sair da confusão.
“Sabemos que estamos a quatro pontos e temos que ter tranquilidade. Jogar fora de casa é difícil, mas podemos vencer”, disse Paulo Victor.
Depois, o Flamengo terá uma sequência mais tranquila, na teoria, mas ninguém pensa em depender dela.
“Não vejo fase mais light. Temos que encarar o Figueirense como se fosse uma final e não fazer comparações com o primeiro turno. Quando vencermos, também teremos dificuldades”, afirmou o goleiro.