Rio - O Flamengo aposta no seu artilheiro mais eficiente para buscar a primeira vitória no Campeonato Brasileiro. Contra o Sport, hoje, às 16h, no Maracanã, Alecsandro estará no comando do ataque rubro-negro. Atrás de Marcelo Cirino na fila, o camisa 9 tem uma frequência de gols superior à do titular, mesmo jogando em média 28 minutos a menos por jogo do que seu concorrente.
LEIA MAIS: Notícias, contratações e bastidores: confira o dia a dia do Flamengo
Alecsandro disputou 18 partidas este ano, contra 21 de Cirino, sem contar os amistosos. E fez nove gols, um a menos do que o camisa 7. Numa conta simples, o atacante que estará em campo nesta tarde marca em média 0,5 gol por jogo, enquanto o vetado por causa de um edema muscular tem índice de 0,47.
Uma análise mais aprofundada revela, porém, que a diferença é ainda maior. Das 18 partidas nas quais atuou, Alecsandro foi titular em 11, sendo que em seis ele foi substituído. No total, jogou por 1.057 minutos em 2015. Na verdade, o atacante participa de 58 minutos por jogo e faz um gol a cada 117 (menos de um jogo e meio). Já Cirino, em 21 jogos — é o primeiro no ano do qual ele fica fora —, foi titular em todos e sacado de apenas três. Em média, atua 86 minutos por partida e, a cada 182, balança a rede (mais de dois jogos).
LEIA MAIS: Notícias, resultados e bastidores do Campeonato Brasileiro
Vanderlei Luxemburgo nunca escondeu que Cirino é seu titular. O camisa 7, que antes era acostumado a jogar pelos lados de campo, dá mais mobilidade ao trio ofensivo, na visão do treinador, para quem, no futebol moderno, há cada vez menos espaço para centroavante que joga fixo, como Alecsandro. Para mudar a cabeça do técnico, só com muitos gols.