Por fabio.klotz

Rio - O apelido de "Orgulho da Nação" mostra a ligação com a torcida. A meta do Flamengo é não deixar a peteca cair e continuar com a sequência de títulos. Além disso, também quer ser campeão fora das quadras, com maior interação com o público e ações de marketing. Nesta sexta-feira, em evento na Gávea, o Rubro-Negro apresentou o novo uniforme e o elenco com três reforços: o armador Rafael Luz, o ala-armador Jason Robinson e o pivô JP Batista. Porém, há ainda uma dúvida no grupo. O Fla aguarda a definição se Cristiano Felício vai ficar no Chicago Bulls ou se vai retornar ao clube.

Elenco do Flamengo é apresentado para a temporada 2015/2016Gilvan de Souza / Flamengo / Divulgação

"É uma equipe reformulada, mas mantivemos a base. Conseguimos repor à altura. Em breve, até outubro, vamos definir o elenco com a volta do Cristiano ou a contratação de mais um ou dois reforços", declarou Alexandre Póvoa, vice-presidente de esportes olímpicos do Flamengo.

O sucesso rubro-negro provocou a cobiça de outros clubes. Nico Laprovittola foi para o Lietuvos Rytas, da Lituânia. Vitor Benite foi contratado pelo Murcia, da Espanha. Já Herrmann optou por voltar para o basquete argentino, para o San Lorenzo. Além deles, Felício assinou com Chicago Bulls, mas ainda não está garantido na NBA. Essas foram as baixas do elenco campeão do Mundial e do NBB 7.

"Vou ser eternamente grato a estes jogadores que saíram por tudo que fizeram. Eles conseguiram formar um grande grupo, vencedor. Desejo o melhor para eles. Deixamos de ser técnico e jogador, mas continuamos amigos", disse o José Neto. O técnico ainda abordou a formação do novo elenco:

"Não podemos trazer qualquer jogador para o Flamengo. O jogador que está aqui tem de ter a consciência de que vai estar em uma grande equipe, com expectativa de vencer. Temos de tomar cuidado na hora de escolher. Tenho certeza de que estes três jogadores são de altíssimo nível. São jogadores que vêm de ligas europeias fortes, tendo protagonismo nas equipes. JP sendo campeão na França, uma liga fortíssima, e Jason e Rafa Luz na liga espanhola, uma das melhores do mundo. Eles são conscientes de que precisam dar o melhor deles para o Flamengo atingir a expectativa que tem como clube grande."

O técnico rubro-negro também falou sobre a expectativa pela definição do pivô Felício.

"Temos um período até o fim de outubro para ver o que vai acontecer. Espero que o Cristiano continue na NBA. Ele merece jogar em uma equipe da NBA, merece viver este ambiente de NBA. Ele trabalha muito, quer muito coisas grandes. Um Chicago Bulls vai ser perfeito para ele. Se voltar, será bem-vindo e muito útil. Se não voltar, acredito que vamos trazer um novo reforço. Precisamos ter um jogador a mais nesta posição. Vamos aguardar", declarou.

Após anos na Europa, Rafa Luz e JP Batista voltam ao país com a missão e a responsabilidade de defender o atual tricampeão do NBB. A pressão não assusta o pivô, campeão francês da última temporada com o Limoges.

Rafa Luz%2C camisa 5%2C Robinson%2C número 24%2C e JP Batista%2C o 13%2C são os novos reforços do FlamengoGilvan de Souza / Flamengo / Divulgação

"A pressão é sempre alta. E, por jogar pelo Flamengo, é mais alta ainda, principalmente por tantos títulos. Chegar ao topo é difícil e se manter é ainda mais. Eu chego com a mentalidade renovada, com sede de vitória, sempre querendo ajudar a equipe, somar a este grupo que tem construído e dado tantas vitórias ao Flamengo", declarou o pivô de 33 anos.

Rafa Luz tem apenas 23 anos, mas tem experiência de sobra do basquete espanhol. Além disso, é constantemente chamado para a seleção brasileira. A paixão da torcida rubro-negra deixa o armador empolgado.

"Sei que a torcida do Flamengo é muito especial, eu gosto, vai muito do meu estilo essa conexão com a torcida. Estou ansioso para ver o ginásio lotado", afirmou.

Novidades

O Flamengo também quer ser campeão fora das quadras. O clube planejou ações de marketing para melhorar o produto oferecido ao torcedor. A meta é atrair ainda mais público e valorizar o basquete.

O clube vai lançar o "Fla-Passe", uma forma de o torcedor comprar os ingressos para a temporada do Novo Basquete Brasil. Além disso, o Flabasquete terá produtos especiais à venda e ações de marketing para os torcedores em jogos e treinos.

"Estamos preocupados em termos mais torcedores e fãs em nossos jogos. Atrair novos públicos, desenvolver produtos oficiais do basquete. Com nossas condições limitadas, vamos evoluir essa área, valorizar o espetáculo, como estamos aprendendo com a NBA. Facilitar a compra do ingresso, teremos combo amigo e combo família, com dois e quatro ingressos. Além disso, teremos ações nos jogos, para torcedores e sócios-torcedores, ações sociais com o time", enumerou Marcelo Vido, diretor-executivo de esportes olímpicos.

Você pode gostar