Por luis.araujo
Rio - A partida de quarta-feira, contra o América-MG, no Mineirão, será a chance de Juan e Donatti apagarem a má impressão da única vez em que jogaram juntos. A derrota do Flamengo para o Figueirense (4 a 2), na segunda fase da Sul-Americana, em agosto, foi marcada por seguidas falhas. Sem vencer há quatro rodadas e na terceira posição do Brasileiro, com 63 pontos, os rubro-negros contam com a redenção dos zagueiros para voltar ao rumo das vitórias.
Donatti chegou badalado e com status de titular, mas entrou em campo apenas duas vezesGilvan de Souza / Flamengo / Divulgação

Para Juan, o jogo em Minas Gerais pode ser seu último com a camisa rubro-negra, que tantas vezes vestiu. Revelado na Gávea, atuou entre 1996 e 2002, e voltou 20 anos após a estreia no profissional. Reserva durante quase todo o campeonato, o experiente defensor, de 37 anos, não é a prioridade da diretoria para a próxima temporada e pode anunciar a aposentadoria ainda este ano. No Campeonato Brasileiro, jogou sete partidas — foram quatro vitórias, dois empates e uma derrota.

Juan terá ao seu lado o zagueiro Donatti, que chegou badalado e com status de titular, mas entrou em campo apenas duas vezes. Contratado em julho, o argentino estreou nos 2 a 0 sobre o Coritiba para substituir Juan, mas atuou poucos minutos. Pela Copa Sul-Americana, no duelo contra o Figueirense (4 a 2), recebeu um passe de Juan e falhou feio ao escorregar sozinho com a bola, no terceiro gol, marcado por Rafael Moura. 
Publicidade
Inseguro durante o resto do jogo, não foi utilizado desde então. Diante da fraca atuação, Zé Ricardo escalou Rafael Vaz ao lado de Juan nas outras três partidas que fez na competição continental — a equipe foi eliminada pelo Palestino nas oitavas de final. Donatti tem contrato até dezembro de 2018.

Nova oportunidade para Damião e Everton

Convocado pela seleção peruana para a partida de amanhã, contra o Brasil, pelas Eliminatórias da Copa, o atacante Paolo Guerrero será ausência na equipe titular do Flamengo. A vaga deverá ser ocupada novamente por Leandro Damião. Desde que foi contratado, em julho, o camisa 18 atuou em 13 partidas e marcou três gols.
Mas, apesar do bom início, o atacante perdeu espaço e esteve em campo apenas durante 20 minutos, somados nas últimas três partidas — contra Corinthians (2 a 2), Atlético-MG (2 a 2) e Botafogo (0 a 0).

O técnico Zé Ricardo testou Everton nas últimas atividades e ele deve ser titularGilvan de Souza / Flamengo / Divulgação

Everton deve ser outra novidade entre os titulares. O técnico Zé Ricardo testou o jogador nas últimas atividades, e ele deve substituir Gabriel ou Fernandinho, que tiveram má atuação no empate contra o Botafogo, na última rodada. O camisa 22 não entra em campo desde a derrota para o Internacional (2 a 1), em outubro, quando deixou o jogo ainda no primeiro tempo com uma lesão muscular na coxa direita.