Por jessyca.damaso
Rio - Funkeiro, rubro-negro e candidato a ídolo do clube de coração. Vinícius Júnior tem apenas 16 anos, mas já caiu nas graças da torcida com seu estilo irreverente e a ousadia de seus dribles. Destaque do Flamengo na Copa São Paulo de Futebol Júnior, com três gols, o jovem já foi blindado por empresários e pelo próprio clube — já tem multa rescisória estipulada em 30 milhões de euros (R$ 105 milhões). O futebol atrevido, no entanto, é ainda herança do menino humilde, que jogava bola nas ruas do bairro Portão do Rosa, em São Gonçalo.
Vinícius Júnior começou no futsal do Canto do Rio%2C em NiteróiStaff Images / Flamengo

E o garoto já ganhou fama internacional. O respeitado jornal espanhol 'AS' já destaca as qualidades do rubro-negro. O diário publicou em seu site uma matéria apontando o jogador como o 'novo Neymar' do futebol brasileiro.

O tio Maurício Duarte, 38 anos, se emociona ao recordar da infância de Juninho. Ao lado da mulher, Luana, Maurício foi um dos principais incentivadores para que Vinícius seguisse a carreira no futebol. "Quando falo com minha mulher sobre ele na seleção brasileira, a gente acaba se emocionando. Vimos o começo de tudo, desde pequeno, aqui na rua, onde ele aprendeu a jogar futebol. Ficamos até assustados com a repercussão do futebol dele. Não ficamos surpresos, mas assustados. Temos orgulho, acima de tudo. Eu reúno todos os amigos no meu comércio, aqui no bairro, para acompanhar os jogos da Copinha", afirmou.

O tio considera que o sucesso de Vinícius Júnior é fruto do esforço ainda na infância, quando o menino jogava na escolinha do Flamengo e no Canto do Rio, tradicional clube de Niterói.
Publicidade
"Ele foi para a escolinha do Flamengo com apenas cinco anos, mas já conciliava com o futsal, onde ele aprimorou a habilidade. Quando fez o teste no Flamengo, com dez anos, Vinícius teve que tentar o futsal, porque ainda não tinha idade para jogar no campo", lembra Maurício.
Apelidado pela torcida de Novo Adílio, o menino já demonstrava ser diferenciado desde criança. "Vinicinho, como a gente chamava na infância, sempre foi desse jeito: futebol ofensivo, sem medo de nada, ia dentro de todos. Ele é liso, gosta de dribles curtos", conta Mateus Matías, que foi companheiro do atacante na escolinha do Flamengo, aos 10 anos.
Publicidade
O amigo Natan Teixeira, que também jogou com Vinícius na infância, destaca o jeito irreverente do jogador, que costuma comemorar seus gols dançando funk. "Desde pequeno ele já tinha uma mentalidade diferente, muita personalidade. Dentro de campo ele era rápido, sempre indo ao gol, e sempre irreverente, desde moleque", recorda o amigo.
Considerado uma das maiores promessas do futebol brasileiro, com convocações para torneios da Seleção de base, Vinícius já é cercado por agentes, empresários e patrocinadores. E foi justamente por causa desses holofotes que o clube tratou de ampliar sua multa rescisória.
Publicidade
Líder da equipe do Flamengo, Vinícius Júnior entra em campo novamente nesta sexta-feira, às 21h, em Osasco, para encarar o São Caetano pela terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Reportagem do estagiário Yuri Eiras.