Mais Lidas

Gringos iniciam ano com a bola cheia no Flamengo

Berrío, que estreou com gol, compõe ‘Legião Estrangeira’ de atletas sul-americanos que pôs fim às carências do elenco

Por luis.araujo

Rio - Berrío estreou com gol, na vitória sobre o Grêmio por 2 a 0, pela Primeira Liga, e confirmou a tendência de protagonismo dos gringos no Flamengo este ano. A diretoria encontrou no mercado sul-americano uma fonte de soluções às carências do elenco. No grupo, são sete jogadores estrangeiros que formam uma reserva capaz de contemplar quase todas as posições. 

Hoje, o Flamengo é o time da Série A que tem mais forasteiros no grupo. Três deles já atraem os holofotes neste início de temporada. Além de Berrío, que apresentou seu cartão de visitas, Trauco marcou na estreia e mostra, a cada atuação, que pode substituir Jorge à altura.

Berrío balançou as redes na estreia pelo FlamengoDivulgação

Os que já estavam no clube também têm brilhado. Guerrero, o mais antigo da legião estrangeira rubro-negra — chegou em 2015 — lidera, com três gols, a artilharia do elenco no ano. Mancuello, fez dois e vem logo atrás, ao lado de Diego, astro ‘made in Brazil’. 

Conca corre contra o tempo para se recuperar da cirurgia no joelho esquerdo. A diretoria apostou na contratação do argentino, de olho no título da Libertadores. Cuéllar e Donatti, porém, ainda não decolaram em solo brasileiro.

O técnico Zé Ricardo só não encontra opções estrangeiras para goleiro e lateral-direito. Em todos os outros setores, ele pode escolher um jogador que fale castelhano. O elenco bilíngue é visto como uma vantagem na disputa da Libertadores, já que adversários e árbitros costumam compartilhar o mesmo idioma.

“Trauco é um excelente lateral, mostrou muita qualidade e inteligência. Mancuello é craque de bola. Essas contratações que o Flamengo vem fazendo nos deixa bastante motivados com esses gringos aí”, disse Everton.

Zé Ricardo, agora, tem um exercício a fazer. Escolher apenas cinco para relacionar por partida, como determina o regulamento da CBF. Mas, na Libertadores, poderá escalar todos os gringos ao mesmo tempo, se assim preferir. 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia