Por luis.araujo

Rio - Fiscais do Crea-RJ podem entrar com um pedido de cancelamento da partida entre Flamengo e San Lorenzo, pela Copa Libertadores. A justificativa seria que o rubro-negro ainda não autorizou a vistoria por parte do orgão no estádio do Maracanã. A partida está marcada para a próxima quarta-feira. Ainda segundo o Crea-RJ, se a vistoria não ocorrer os fiscais entrarão com uma liminar na Justiça pedindo o cancelamento da partida.

"Esperamos três horas e fomos informados pela segurança de que o Flamengo impediu a nossa entrada. Vamos na delegacia registrar a ocorrência. De posse do boletim, encaminharemos ao departamento jurídico e entraremos com uma liminar para impedir que o estádio receba mais de 50 mil pessoas sem a certeza de que isso seja possível", explicou o coordenador do Crea-RJ, Jorge Mattos.

Maracanã foi entregue de volta a concessionária com vários problemas Getty Images

Um supervisor de segurança não autorizou a entrada de engenheiros e técnicos do conselho, que fariam vistoria para atestar se o estádio tem condições de segurança de receber o público. 

"Fomos barrados por um supervisor de segurança, que se identificou apenas como Altair. Se não fizermos a vistoria, vamos entrar na Justiça com pedido de liminar para impedir a realização do jogo", afirmou Jorge Mattos, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea.

De acordo com a assessoria do orgão, os fiscais estão neste momento na porta do estádio esperando serem liberados para realizar a vistoria no local mais ainda não foram liberados para conferir como estão as dependências do Maracanã. Os fiscais se dizem surpresos por não terem sido liberados ainda e não entendem por qual motivo o Flamengo não quer que a vistoria seja realizada.

Mattos lembra que o Maracanã ficou fechado após a Olimpíada e Paralimpíada. "Houve todo um imbróglio em que o Consórcio foi obrigado judicialmente a receber o Maracanã. A energia foi religada somente na semana passada. O tempo que tiveram para trabalhar foi curto. Queremos ter garantias de que há segurança para os torcedores", afirmou.

O Flamengo informou, através de sua assessoria de imprensa, que a Odebrecht foi procurada pelo Crea e se ofereceu a se reunir com eles na própria empresa mas não foi comunicada da vistoria no estádio. O Flamengo alega que também não foi comunicado.

A orientação que o Flamengo segue dando no estádio é que procurem a sede da Odebrecht. Por fim, informam que nunca em operações de jogos foi exigido laudo do Crea. Para a realização de jogos a segurança é garantida pelo Gepe e pelo Corpo de Bombeiros.  

Gramado do Maracanã vem sendo tratado por empresa e já apresentou melhorias nos últimos diasReprodução Facebook / Greenleaf Gramados

Na vistoria, serão analisadas as condições de funcionamento de elevadores, geradores, sistema de para-raios, prevenção de incêndio. "Queremos garantir, por exemplo, que, se faltar luz no estádio, os geradores vão funcionar e será possível evacuar 50 mil pessoas", afirmou. Ele ressaltou que o Crea marcou a vistoria para a véspera da partida porque não havia energia elétrica no estádio na semana anterior.

Reportagem de Luis Araujo com informações de Estadão Conteúdo


Você pode gostar