Por bferreira

Goiás - Três dias depois da dolorosa eliminação da Copa Libertadores, o Flamengo voltou a campo para a segunda rodada do Campeonato Brasileiro. E os jogadores parece que assimilaram o pedido do técnico Zé Ricardo para esquecerem o fracasso. O time teve atuação segura e derrotou o Atlético-GO por 3 a 0, neste sábado, no Serra Dourada. 

Everton comemora com Arão o primeiro gol do FlamengoStaff Images / Flamengo

O resultado deste sábado deixou o Flamengo com quatro pontos, enquanto o Atlético Goianiense ainda não somou nenhum.  Os gols da partida foram marcados por Everton, no primeiro tempo, e por Leandro Damião e Rodinei na etapa complementar.

O JOGO

A eliminação na Libertadores levou o técnico Zé Ricardo a fazer algumas mudanças. Pará, por exemplo, recuperou a posição na lateral direita, enquanto Ederson ganhou a vaga na armação. Mas o destaque na escalação foi a ausência de Guerrero, cortado após reclamar de cansaço muscular durante o aquecimento. Leandro Damião ficou com o posto.

O Atlético Goianiense, por sua vez, também apostou em algumas mudanças após ser goleado por 4 a 1, pelo Coritiba. E a principal delas foi a entrada do goleiro Felipe Garcia no lugar de Kléver, muito criticado após ter falhado em dois gols na estreia. Já o volante André Castro ganhou a posição de Walterson

Mas as mudanças não surtiram o efeito desejado para nenhuma das equipes. Frágil na marcação e pouco criativo no ataque, o Atlético Goianiense via sem reação o Flamengo tocar a bola, deixando Walter isolado no ataque, quase sem tocar na bola.

Já o time carioca, embora controlasse a posse, tampouco apresentava qualquer organização ofensiva. Ederson parecia sentir a falta de ritmo e aparecia pouco. Gabriel e Damião, pouco inspirados, também não contribuíam. Apenas Everton e Willian Arão apresentavam algum lampejo.

E foi justamente com a dupla que o Flamengo chegou pela primeira vez: Everton arrancou pela esquerda, a zaga tentou desarmar, Willian Arão aproveitou a sobra e bateu para a tranquila defesa de Felipe Garcia. O Atlético Goianiense só foi responder aos 27 minutos, em chute de longe de Walter, para fora.

A partida se encaminhava para o intervalo com um monótono empate quando, aos 40, Trauco cruzou rasteiro e Felipe espalmou para o meio da área. Sozinho, Everton aproveitou o rebote e só empurrou para as redes. Mais uma falha dos goleiros do Atlético Goianiense, que vêm dificultando a situação da equipe no campeonato.

No início do segundo tempo, com um problema no tornozelo, Everton precisou ser substituído por Rodinei. E, com apenas cinco minutos, o Flamengo praticamente liquidou o jogo: após lançamento de Trauco, Willian Arão ajeitou com o peito e Leandro Damião bateu firme, marcando um belo gol.

Nem mesmo o bom resultado, contudo, acalmou a torcida. Gabriel, pouco depois do gol, sofreu uma lesão e foi substituído por Matheus Sávio, em alteração que rendeu gritos de "burro" a Zé Ricardo e vaias ao meia, muito criticado após a derrota para o San Lorenzo, resultado que culminou na eliminação do time na Libertadores.

Desnorteado em campo, por sua vez, o Atlético Goianiense sequer passava do meio-campo. E o Flamengo passeava na área adversária. Após novo cruzamento de Trauco, Felipe Garcia defendeu finalizações de Damião e Rodinei, a zaga não conseguiu afastar, Matheus Sávio parou novamente no goleiro e, enfim, após inúmeras tentativas, Rodinei fez o terceiro do time carioca.

Estava fácil. O Flamengo dominou até o apito final, não sofreu qualquer perigo e ainda colocou o badalado Vinícius Júnior em campo. A reação estava confirmada. E, com um sólido resultado, o time carioca obteve sua primeira vitória na competição.

O Flamengo terá que enfrentar o mesmo adversário na quarta-feira, desta vez pela Copa do Brasil. Desta vez o Rubro-negro carioca precisará vencer ou empatar com gols para avançar às quartas de final. No Maracanã, com um time misto, o Flamengo ficou no 0 a 0 com os goianos.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-GO 0 X 3 FLAMENGO

ATLÉTICO-GO - Felipe Garcia; Eduardo, Ricardo Silva, Roger Carvalho e Bruno Pacheco; Marcão Silva, Igor, André Castro (Andrigo) e Jorginho; Everaldo (Júnior Viçosa) e Walter (Walterson). Técnico: Marcelo Cabo.

FLAMENGO - Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Trauco; Márcio Araújo, Willian Arão e Ederson (Vinícius Júnior); Gabriel (Matheus Sávio), Leandro Damião e Everton (Rodinei). Técnico: Zé Ricardo.

ÁRBITRO - Igor Junio Benevenuto (MG).

GOLS - Everton (40 minutos do primeiro tempo), Leandro Damião (5 minutos do segundo tempo) e Rodinei (19 minutos do segundo tempo).

CARTÕES AMARELOS - Walter e Igor (Atlético-GO); Gabriel (Flamengo).

RENDA e PÚBLICO - Não disponíveis.

LOCAL - Estádio Serra Dourada.

Você pode gostar