Por jessyca.damaso

Rio - Entre a euforia no momento da chegada e a desconfiança diante das oscilações, Reinaldo Rueda vai terminar o ano com uma avaliação positiva. Claro que, se conquistar a Sul-Americana, o trabalho do técnico colombiano ganha mais brilho, mas, se for levado em conta os objetivos traçados na época de sua contratação, o treinador cumpriu seu papel. Agora, a diretoria espera que ele, além da competência, comprove ser pé-quente em decisões.

Reinaldo Rueda pode conquistar na quarta-feira o primeiro título pelo FlamengoDivulgação

Ao procurar Rueda, os dirigentes rubro-negros tinha um objetivo claro: chegar a 2018 com a perspectiva de voltar a vencer a Libertadores o clube tem apenas um título da competição, conquistado em 1981. Depois de mais um vexame na edição deste ano pela quinta vez na história, foi eliminado na fase de grupos , o trabalho de Zé Ricardo passou a ser contestado.

A queda do treinador, embora tenha ocorrido quase três meses depois, teve como principal razão o fracasso na competição continental. Rueda chegou com uma missão para 2017: garantir vaga no torneio na temporada que vem. Havia três caminhos possíveis. E em todos, o treinador colombiano obteve bons resultados, apesar da pressão diante dos tropeços.

Na Copa do Brasil, o Flamengo, sob o comando de Rueda, eliminou o rival Botafogo na semifinal e perdeu o título para o Cruzeiro nos pênaltis. Pelo Brasileiro, já sem chances de título, o treinador conduziu a equipe ao sexto lugar que garantiu a vaga na fase de grupos da próxima Libertadores.
Publicidade
A terceira alternativa seria o título da Sul-Americana, que agora se apresenta como a forma de coroar o início de trabalho. Seria uma forma de, ainda na fase de adaptação do treinador ao futebol brasileiro, devolver certo protagonismo ao Flamengo.
Para isso, basta o colombiano precisa confirmar a sua fama de pé-quente. Ele venceu seis das sete finais às quais chegou no comando do Atlético Nacional.
Publicidade
Resta saber se Rueda continuará no clube em 2018. O técnico está na mira do Deportivo Cali, time da cidade onde mora a mãe do treinador, que está doente. A questão familiar pode pesar na decisão do comandante rubro-negro.
VOCÊ SABIA?
Publicidade
Das sete finais que disputou pelo Atlético Nacional, o técnico Reinaldo Rueda foi campeão seis vezes.
Você pode gostar