Henrique Dourado, Diego e Arão na divulgação do uniforme da Adidas - Divulgação
Henrique Dourado, Diego e Arão na divulgação do uniforme da AdidasDivulgação
Por HUGO PERRUSO

Rio - Henrique Dourado chegou ao Flamengo com status de maior goleador do futebol brasileiro em 2017 e ainda está devendo. Uma história que se repete e é bem conhecida do torcedor rubro-negro. Com cinco gols em 11 jogos, o centroavante tem no Brasileiro, que começa sábado, e na Libertadores a chance de mostrar que não vai repetir os casos de Dimba, Souza e Josiel.

Assim como Dourado, os outros três atacantes chegaram ao Flamengo após se tornarem artilheiros do Brasileiro. Tiveram o mesmo destino no Rubro-Negro: poucos gols e muitas críticas. Uma sina que Henrique Dourado tem a chance de mudar e que, por enquanto, não conseguiu.

Artilheiro do Brasileiro de 2003, Dimba foi para o exterior e acabou contratado pelo Flamengo no meio de 2004. Chegou como goleador e oito meses depois saiu como decepção: apenas 13 gols em 37 jogos, uma média de 0,35.

Números ruins, assim como os de Souza. Goleador em 2006, o 'Caveirão' foi contratado em 2007, jogou 74 vezes e marcou 24 gols (média de 0,32). Já Josiel tem história parecida com a de Dimba. Foi artilheiro de 2007, teve rápida passagem pelo exterior e acabou contratado pelo Flamengo no segundo semestre de 2008, sendo que jogou muito pouco (cinco vezes) e só teve mais chances no ano seguinte. Ainda assim, não foi bem. Com 13 gols em 30 jogos (média de 0,43) não completou nem um ano de clube.

Pelo menos Dourado já tem mostrado números superiores aos três. Graças a quatro gols de pênalti, sua especialidade, o Ceifador está com média de 0,45 gols por jogo no Flamengo. Ainda pouco para quem marcou 32 vezes em 59 partidas pelo Fluminense em 2017 (média de 0,54) e só fez um com a bola rolando neste ano, contra o Botafogo.

NOVIDADE NO TIME

De olho na estreia no Brasileiro, sábado, contra o Vitória, o técnico interino do Flamengo, Mauricio Barbieri, testou Willian Arão no lugar de Everton Ribeiro e Pará no de Rodinei. Em recuperação de lesão na panturrilha direita, Rhodolfo não treinou, mas já estaria fora por cumprir suspensão do STJD.

 

Você pode gostar
Comentários