Júlio césar faz seu último treino pelo Flamengo - Gilvan de Souza/Flamengo
Júlio césar faz seu último treino pelo FlamengoGilvan de Souza/Flamengo
Por O Dia

Rio - O Flamengo deixa de lado a decepção com mais um tropeço em casa na Libertadores para homenagear Julio Cesar. Com mais de 40 mil pessoas no Maracanã, o goleiro fará sua partida de despedida do futebol hoje, às 19h, contra o América-MG.

Ao pendurar as luvas, Julio Cesar dará fim a uma carreira de 21 anos, que começou em 1997, justamente pelo Flamengo (vitória de 1 a 0 sobre o Palmeiras em São Paulo, em jogo pela Copa do Brasil). Depois de sair da Gávea em 2004, ele fez sucesso na Inter de Milão, onde foi escolhido como melhor goleiro do mundo, teve rápida passagem por Queens Park Rangers e Toronto, disputou duas Copas do Mundo, viveu o pior momento como goleiro na derrota por 7 a 1 para a Alemanha, em pleno Mineirão, em 2014, até parar no Benfica.

E é no clube do coração que o goleiro fará o último jogo da carreira, com uma torcida que vai homenageá-lo e depois o receberá de braços abertos para ficar do outro lado torcendo pelo Rubro-Negro.

"Já caiu a ficha. Estou consciente da minha escolha. Ansioso, mas com uma ideia muito fixa e madura. Estou preparado. Sei da minha responsabilidade. Amanhã se o Flamengo for campeão brasileiro, terei minha pedrinha ali. Espero que o Maracanã esteja lotado. Mas não para prestigiar o Julio Cesar, e sim o Flamengo", disse o camisa 12, que recordou os momentos mais marcantes pelo clube de coração:

"O tri carioca (2001), ter ajudado a manter o clube na Série A e ter comprado o ar condicionado para a sala de fisioterapia (risos)."

Aceito o projeto para se despedir no clube que tanto ama, Julio Cesar não teve tudo o que gostaria. A ideia inicial era jogar mais vezes no Carioca, de preferência no Maracanã, mas a falta de ritmo de Diego Alves, que voltava de lesão, mudou os planos da comissão técnica. Assim, só atuou uma vez, contra o Boavista, em Volta Redonda, e ainda viu do banco de reservas o time ser eliminado na semifinal pelo Botafogo.

"Não fica a sensação de que poderia ter jogado mais. Eu sabia que minha participação seria mais fora do que dentro de campo. Saio de cabeça erguida, consegui colaborar com minha experiência e vivência. Compartilhei isso com os mais jovens. Saio pela porta da frente", analisou.

PODIA SER MAIS TEMPO

Aos 38 anos, Julio Cesar não se vê mais em condições de jogar profissionalmente. E por isso recusou uma oferta do Flamengo para estender o contrato de três meses até o fim do ano: "Vim com a ideia fixa. Por problemas físicos, escolhi não continuar. Foi uma escolha que fiz há três meses."

Você pode gostar
Comentários