Flamengo x Peñarol - semifinal da Libertadores de 1982 - Reprodução / Internet
Flamengo x Peñarol - semifinal da Libertadores de 1982Reprodução / Internet
Por LUCAS FELBINGER

Rio - A derrota para o Peñarol-URU na noite da última quinta-feira gerou a frustração de mais de 60000 flamenguistas presentes no Maracanã. No entanto, não foi a primeira decepção em Libertadores que o Rubro-Negro sofreu diante do clube uruguaio. Em 1982, um ano após conquistar a competição, as equipes se enfrentaram nas semifinais e o Flamengo acabou dando adeus ao bicampeonato no mesmo Maracanã, com uma derrota por 1 a 0, placar idêntico ao deste ano.

Um dos destaques do elenco na década de 80, Andrade falou ao O DIA sobre o confronto daquela época. Mesmo com a eliminação, ele ressaltou que a equipe teve uma grande atuação naquela noite.

"Me lembro que nós perdemos, mas saímos aplaudidos de campo. O time fez uma grande exibição, mesmo com a derrota, e a torcida reconheceu isso. Foi a primeira vez que me lembro disso ter acontecido com a gente. Claro que ficamos tristes, mas sabíamos que cada um havia dado o seu melhor. Foi aquele dia em que a bola não entra. Os caras tiveram uma ou duas oportunidades e aproveitaram", declarou o ex-volante.

Segundo o ídolo rubro-negro, é preciso respeitar os uruguaios, mesmo que o futebol do país não passe por um grande momento.

"Naquela época, eles tinham um futebol muito competitivo. Alguns jogadores até abusavam da violência, porque não tinham tantas câmeras no estádio. Não tinham a técnica dos jogadores brasileiros, mas eram muito competitivos, tinham a marcação muito forte, abusavam das faltas. Não tenho acompanhado o futebol uruguaio, mas o Peñarol é um time de tradição, de camisa."

Sobre a expectativa pela campanha do Flamengo na Libertadores deste ano, Andrade afirmou que a equipe tem plenas condições de voltar a disputar a decisão da competição depois de 38 anos.

"Eu acredito. É um elenco muito técnico, com jogadores de muita qualidade. Tem grandes chances de chegar à final da Libertadores. Mas não pode perder tantos gols. Se você pega uma partida equilibrada, acaba fazendo falta. A cada jogo que passa, o time vem se entrosando mais. Então, acho que tem boas chances. Mas não é tão simples. É só ver o Athlético-PR, que venceu o Boca Juniors-ARG por 3 a 0, sendo que o Boca é um time que tem tradição em Libertadores, tem peso."

O Flamengo volta a campo pela Libertadores na próxima quinta-feira, às 21 horas, contra o San José-BOL, no Maracanã.

Você pode gostar
Comentários