Os potes com os 16 clubes que ainda sonham com o título da Libertadores: o Fla busca o bicampeonato - DIVULGAÇÃO/CONMEBOL
Os potes com os 16 clubes que ainda sonham com o título da Libertadores: o Fla busca o bicampeonatoDIVULGAÇÃO/CONMEBOL
Por O Dia
Rio - A Conmebol define nesta segunda, às 21h, em Luque, no Paraguai, os confrontos das oitavas de final da Libertadores. Primeiro colocado do Grupo D, o Flamengo ocupa o pote 1 — ao lado de Palmeiras, Cruzeiro, Internacional, Boca Juniors, Cerro Porteño, Olimpia e Libertad — e irá enfrentar uma das equipes que terminou na segunda colocação, além de fazer o jogo de volta no Maracanã.
Na teoria, o fato de encarar um adversário do pote 2 seria uma vantagem, mas, para o Rubro-Negro, a prática é diferente. Entre os oito possíveis adversários, cinco já conquistaram o torneio pelo menos uma vez, inclusive o atual campeão River Plate.
Publicidade
Um dos mais temidos da próxima fase, apesar da segunda colocação, o River ainda não perdeu nesta Libertadores — duas vitórias e quatro empates. No Campeonato Argentino, ficou em quarto.
Longe dos seus melhores dias, outro adversário tradicional é o Nacional, tricampeão continental. O time está no meio da tabela do Campeonato Uruguaio, mas deixou para trás o Atlético-MG na fase de grupos, com direito a vitória por 1 a 0 no Mineirão.
Publicidade
Já o San Lorenzo, carrasco do Flamengo em 2017, não vive bom momento e terminou o Campeonato Argentino na 23ª terceira colocação. Segunda colocada no mesmo grupo do Flamengo, a LDU-EQU tem como maior arma a altitude de 2.850 de Quito. Mas, fora de casa, mostrou-se um time muito frágil.
Menos tradicionais, Emelec-EQU e Godoy Cruz-ARG são os preferidos dos times do Pote 1. Os equatorianos, porém, mostraram que podem dar trabalho ao vencerem por 2 a 1 o Cruzeiro no Mineirão.
Publicidade
Já Athletico-PR e Grêmio são velhos conhecidos dos rubro-negros. O Furacão ganhou todas em casa, com direito a goleada por 3 a 0 no Boca Juniors, mas perdeu todas fora. Já os gaúchos começaram mal o torneio, e emplacaram três vitórias seguidas para passar de fase.