Torcida do Flamengo no Maracanã; mascote Urubu surgiu em 1969 - ALEXANDRE VIDAL / FLAMENGO
Torcida do Flamengo no Maracanã; mascote Urubu surgiu em 1969ALEXANDRE VIDAL / FLAMENGO
Por Yuri Eiras
 Rio - De tanto os rivais provocarem o Flamengo como 'time de urubu' por sua popularidade nas camadas mais pobres da cidade, o clube resolveu adotar o mascote em 1969, após um clássico contra o Botafogo no Maracanã. Um rubro-negro brincalhão soltou o bicho e ele pousou no gramado minutos antes de a bola rolar. No final, deu Flamengo. Nesta quarta-feira (15), às 21h30, em Itaquera, o Urubu enfrenta outra ave predadora: o Gavião, mascote do Corinthians. O confronto é válido pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. A partida de volta será no dia 4 de junho, no Maracanã.
O mascote oficial do Corinthians é o elegante 'Mosqueteiro', mas o gavião se tornou uma espécie de 'espírito animal' do time do Parque São Jorge. O símbolo surgiu com a Gaviões da Fiel, maior torcida organizada do clube, que curiosamente foi fundada em 1969, mesmo ano em que o Flamengo adotou o urubu. Dentro de campo o confronto promete ser equilibrado, com dos dois times mais estrelados do país. Mas, e nas alturas, quem leva a melhor?
Arena Corinthians estará lotada - REPRODUÇÃO FACEBOOK
Publicidade
O paulista Diego Bitener trabalha há sete anos com aves de rapina, e crava: é um duelo de gigantes. "O urubu é um animal de extrema importância, mas têm a particularidade de se alimentar de animais mortos. São mestres em voar em grandes altitudes, mais de um quilômetro de altura. Os urubus têm visão e olfato aguçados; sentem cheiro de cadáver de longe", explica. "Já o gavião é mestre em emboscada. São caçadores. A principal tática deles é ficar à espreita da presa. Ele economiza energia parado, e passando a presa no solo ou no ar, eles vão e capturam".
Publicidade
Em 2018, deu Gavião
A partida desta quarta-feira tem ares de revanche para o elenco do Flamengo. Em setembro do ano passado, o Rubro-Negro foi eliminado pelo Corinthians na semifinal da Copa do Brasil. No jogo de ida, no Maracanã, empate em 0 a 0. Na volta, em Itaquera, vitória corintiana de 2 a 1: Henrique (contra) abriu o placar para os cariocas, mas Danilo Avellar e Pedrinho, este em belo chute de fora da área, fizeram os gols da eliminação. O técnico Maurício Barbieri acabou demitido após a derrota.