Jorge Jesus - Alexandre Vidal / Flamengo
Jorge JesusAlexandre Vidal / Flamengo
Por Lance
Rio - Uma semana atrás Jorge Jesus desembarcava no Rio de Janeiro em definitivo. No dia seguinte, reuniu-se com a diretoria do Flamengo para discutir assuntos internos. Destes, o mercado foi um ponto. Desde que foi oficializado como novo técnico, Jesus pediu como prioridade contratações para a zaga e o ataque. Publicamente, em entrevista a uma rádio de Portugal, admitiu que indicaria três jogadores com quem trabalhou: o zagueiro Jardel, o lateral-esquerdo Fábio Coentrão e o atacante Jonas. Já há algum tempo o clube também prioriza a contratação de um defensor, antes de um atacante.

O nome na órbita é o de Jemerson. Marcos Braz, diretor de futebol, confirmou as conversas pelo jogador do Monaco, há cerca de um mês. Internamente, as tratativas são consideradas difíceis. Outro alvo, o colombiano Zapata está próximo de um acordo para transferência ao Genoa. Wallace, da Lazio, cria da base do Cruzeiro, também foi procurado, mas nenhuma proposta foi formalizada.

Depois de fechar com Rafinha para a lateral direita, Filipe Luís é o sonho para o lado contrário. Mas parece cada vez mais distante. Filipe já afirmou que sua esposa não quer se mudar da Espanha, o que dificulta o negócio. Além disso, o lateral, que não teve contrato renovado pelo Atlético de Madrid, aguarda uma proposta do Barcelona, que está atrás de um atleta para a posição.

Do meio para frente, somente o nome de Thiago Maia foi confirmado pelos dirigentes. Porém, como o Lille gostaria que o Flamengo envolvesse alguém em uma troca, a negociação nem aberta foi. De acordo com Marcos Braz, "tudo foi muito raso e superficial". Aos 35 anos, Jonas não entra no estilo de contratação o clube costuma fazer e teve uma temporada complicada, cercada de lesões. O brasileiro tem contrato com o Benfica até 2020, mas em sua última partida na temporada não controlou as emoções e foi ao choro, evidenciando que aquela pode ter sido sua despedida.

O Flamengo ainda tem mais 16 dias de atividades antes de voltar aos compromissos oficiais. No dia 10 de julho, encara o Athletico-PR pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil, na Arena da Baixada. Pelo Brasileirão, a reestreia será no dia 14, diante do Goiás, no Maracanã. Neste sábado, está marcado um jogo-treino diante do Madureira, na Gávea, às 10h30. O jogo será aberto para sócios e imprensa e terá transmissão do canal oficial do Fla no Youtube.