Sob os braços do Redentor, sósias do Flamengo reverenciam o técnico Jorge Jesus - Gilvan de Souza / Agencia O Dia
Sob os braços do Redentor, sósias do Flamengo reverenciam o técnico Jorge JesusGilvan de Souza / Agencia O Dia
Por Danillo Pedrosa
Os cabelos brancos, o nariz alongado e o tom de pele são quase idênticos. No lugar do sotaque lusitano, só bom e velho chiado carioca entrega a verdadeira identidade do motorista Oscar Sampaio, sósia de Jorge Jesus e, agora, um fã incondicional do treinador. No dia do professor, ele se derrete pelos ensinamento do Mister: "É uma aula de futebol".

E as semelhanças com o português não se resumem à aparência. Nascido em 1954, ele tem os mesmo 65 anos do treinador e é o mais velho do time de sósias. Único que acompanhou a melhor fase da história do clube, ele afirma com propriedade que o Flamengo nunca jogou tão bem.

"Não que seja melhor, mas esse time está jogando mais bola que o de 81. Porque, naquela época, os jogadores não tinham o preparo que eles têm. Essa marcação com pressão que a gente faz hoje, em 81 fazia só por meio tempo. O adversário, mesmo um time grande, se torna pequeno contra o Flamengo. Não tem jeito. Se não armar uma retranca, o saco vem forte", analisou.
Rio, 14/10/2019, Pauta com o sosia do Jorge Jesus, foto de Gilvan de Souza / Agencia O Dia - Gilvan de Souza / Agencia O Dia

Publicidade
 
Com o time tão encaixado, fica quase impossível reprovar alguém. Mas sempre tem aquele aluno que se destaca, e Oscar chama atenção para aquele que mais evoluiu nas mãos do Mister.

"Dou nota 10 para o Arão. Era patinho feio, mas o que esse cara está jogando... E também para o Gerson. Esses dois estão abusando do que é jogar futebol. Mas o time inteiro está jogando bola, todas as posições", avalia o sósia.

Mas se o elenco está de parabéns, é sinal de que o professor tem bem passado as lições à beira do gramado. O maior medo de Oscar, agora, é uma possível saída de Jorge Jesus, mesmo que seja para seleção brasileira.

"A maior contratação do Flamengo foi justamente o Mister. Ele foi o 'tchan' que o Flamengo estava precisando. Já estão querendo ele na Seleção, mas espero que não. Quero que ele continue no Flamengo", elogiou.
Publicidade
Amizade entre familiares
Outra coincidência que extrapola a aparência é uma amizade improvável. Uma tia de Oscar, que mora em Miami (EUA), é amiga de uma tia do verdadeiro Jorge Jesus. Quando o português chegou acertou sua vinda ao Flamengo, ele conta que a semelhança logo chamou atenção das familiares. Até a mãe Oscar se espantou. "Quando chegou o Mister, a minha mãe (que mora em Porto Alegre) me ligava para perguntar o que eu estava fazendo na televisão".
Publicidade