Gabigol com o personagem Jeremias, da Turma da Mônica, em homenagem de Mauricio de Sousa
 - Mauricio de Sousa
Gabigol com o personagem Jeremias, da Turma da Mônica, em homenagem de Mauricio de Sousa Mauricio de Sousa
Por ANA CARLA GOMES

Se o jogão de hoje à noite entre Flamengo e Grêmio, às 21h30, no Maracanã, fosse contado num almanaque, seria daqueles gibis disputados por colecionadores. E dois personagens teriam destaque especial: Gabigol e Everton Cebolinha, ambos já retratados no mundo dos quadrinhos. O rubro-negro Gabigol foi homenageado recentemente por Mauricio de Sousa ao lado de Jeremias, um dos primeiros personagens que o famoso quadrinista criou para a Turma da Mônica. Já o gremista Everton, que ganhou o apelido numa referência a um dos mais populares nomes das tirinhas, virou Cebolinha de fato numa solicitação feita pelo site Globoesporte.com e executada pelos ilustradores do estúdio de Mauricio de Sousa, em 2018.

ATAQUE: Como é o retorno dos fãs quando você transforma jogadores de futebol em personagens dos gibis e o que significa para você transportar essas personalidades para o universo dos quadrinhos?

Mauricio de Sousa: No caso do Everton (Cebolinha) e do Gabigol, foram homenagens aos grandes jogadores que são. Sobre o Pelezinho, Ronaldinho Gaúcho e mais recentemente o Neymar foram historinhas e revistas próprias por contrato entre as partes. Mas alguns contratos não consegui levar adiante como quando tentamos com o Ronaldo Fenômeno, que adorou a ideia, mas o Real Madrid, seu time da época, não deixou e o do Dieguito (Maradona), que não foi pra frente porque o jogador teve problemas fora de campo que impediram. Mas temos um bom histórico da turminha com o futebol que não tem comparação com outros estúdios de quadrinhos no mundo.

Num post no Instagram, Gabigol contou que cresceu lendo e se divertindo com cada personagem e que era uma honra fazer parte dessa família. Qual é o sentimento do criador ao receber relatos como o do Gabigol de que a Turma da Mônica foi marcante na infância?

Claro que fico muito feliz por ter feito parte da infância desses jogadores que um dia sonharam em chegar aos melhores do futebol e conseguiram. Espero que nossas historinhas, inclusive do Pelezinho, Ronaldinho e Neymar, tenham alimentado esse sonho em muitas crianças que as leram. Os quadrinhos fazem parte das leituras infantis até hoje e com muita força. Isso porque há identificação com os leitores e cada um quer ter o seu gibi para colecionar e guardar suas alegrias da infância para o resto da vida.

Você tem acompanhado os jogos do futebol brasileiro? O que mais tem chamado a sua atenção nas atuações do Gabigol e do Everton Cebolinha?

Não sou comentarista de futebol, mas adoro ver jogadores como o Gabigol e o Everton Cebolinha irem pra frente com o objetivo do gol sempre. Afinal, o gol é a melhor parte do futebol e gostamos de ver essa vontade de vencer o tempo todo na cabeça dos jogadores.

Tem algum palpite para o jogo de hoje à noite, no Maracanã? Vê algum time como favorito?

Prefiro me abster por razões óbvias! Em Libertadores sabemos que não tem um favorito para ganhar. Todos os times têm chances. Mas qualquer um dos dois vai representar muito bem o Brasil na final com os argentinos.

 

Você pode gostar
Comentários