Jair Bolsonaro presenteia Xi Jinping com camisa do Flamengo - AFP
Jair Bolsonaro presenteia Xi Jinping com camisa do FlamengoAFP
Por O Dia
Rio - O futebol e a política sempre se misturaram, principalmente nos países da América Latina. E, ao que tudo indica, o duelo entre Flamengo e River Plate, pela final da Libertadores, já está no esquenta. O jornal argentino 'La Nación' publicou um artigo na manhã desta quarta-feira elencando os episódios em que o presidente da República, Jair Bolsonaro, utilizou politicamente o Flamengo.
O título do artigo, em sentido irônico, chama 'Flamengo, o rival 'apolítico' de River'. O texto fala da intenção de Bolsonaro de marcar presença na final do dia 23 de novembro, em Santiago, apesar de o próprio presidente, palmeirense assumido, declarar que o Rubro-Negro já era "vice-campeão". "Bolsonaro, um fã do Palmeiras, estava na China quando o Flamengo venceu o Grêmio por 5 a 0 e se classificou como finalista. Ele disse que pediu ao presidente Xi Jinping por 'apoio' e é por isso que o Flamengo agora tem 1300 milhões de fãs chineses", diz o artigo.
Publicidade
O Flamengo encara o River Plate no dia 23 de novembro, em Santiago. A Federação Chilena de Futebol vê com receio a decisão no país, por conta dos protestos contra o governo. A Conmebol e o próprio Flamengo, no entanto, garantem a final no Chile.