Romário faz gol do título e inova na comemoração - Divulgação
Romário faz gol do título e inova na comemoraçãoDivulgação
Por Venê Casagrande
Rio - O ex-craque Romário não conquistou grandes títulos em sua passagem pelo Flamengo, mas protagonizou histórias que ficarão marcadas na memória dos rubro-negros. Uma delas aconteceu há exatamente 21 anos, em 18/04/1999, quando o Rubro-Negro faturava a Taça Guanabara, sobre o Vasco, ao vencer a partida por 2 a 1, com gols de Athirson e do baixinho.
O ex-lateral abriu o placar aos cinco minutos da primeira etapa. Aos 19 do segundo tempo, Romário recebeu passe de Iranildo, driblou Nasa em velocidade e ampliou para o Flamengo. Na comemoração, o ex-atacante levantou o uniforme e mostrou uma camiseta com a seguinte frase: "No war, peace in the world" ("Sem guerra, paz no mundo"). O então camisa 11 fez menção à guerra na Iugoslávia que acontecia naquela ocasião.
Publicidade
O Rubro-Negro acabou sofrendo gol do Vasco, marcado por Odvan, mas de nada adiantou, e o título do primeiro turno do Carioca foi para a Gávea. A reportagem conversou com o ex-lateral-esquerdo Athirson, titular e autor do primeiro gol no triunfo do Flamengo sobre o Vasco. O ex-camisa 6 rubro-negro ressaltou a importância do título para a carreira dele.
"Um prazer imenso falar dessa partida. Um jogo que ficou marcado na minha história. Foi um título que tive representavidade muito grande, junto com Romário. O time do Vasco era superior, consagrado, e a gente sabia que tínhamos um adversário competente. Um Maracanã lotado, e aos cinco minutos eu tive a felicidade de fazer o primeiro", disse Athirson.
Publicidade
O Flamengo foi a campo com Clemer; Fábio Baiano, Fabão, Luiz Alberto e Athirson; Jorginho, Vagner (Rodrigo Mendes), Iranildo (Caio) e Beto; Leandro (Fabiano) e Romário. Técnico: Carlinhos. O Vasco teve a seguinte escalação: Carlos Germano; Zé Maria, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Nasa, Paulo Miranda, Juninho e Ramon (Vágner); Donizete e Luizão (Guilherme). Técnico: Antônio Lopes.