Por Danillo Pedrosa

A maior torcida do mundo faz a diferença. A frase que ficou eternizada na campanha do hexa brasileiro, em 2009, talvez nunca tenha feito tanto sentido. Só que agora, de portões fechados, a Nação vai fazer falta por um bom tempo. Justamente num dos momentos de maior sintonia entre o elenco e os rubro-negros, a pandemia tratou de esfriar a relação.

Na reta final do Carioca, o desempenho já não foi dos melhores mesmo com o título. Já na estreia no Brasileiro, o time perdeu chances, saiu atrás no placar e não conseguiu reagir. E se após o gol contra de Filipe Luís a torcida cantasse o hino como sempre faz? E se gritasse o nome do lateral-esquerdo, aniversariante do dia? Com os milhares de rubro-negros que certamente estariam no Maraca, a história poderia ter sido muito diferente.

As caixas de som do Maracanã até tentam quebrar um galho, mas nem de longe lembram a atmosfera do estádio lotado de rubro-negros. Não há simulação que se compare aos, em média, 55.025 torcedores — a maior da competição neste século — que compareceram aos jogos do Flamengo em casa no último Brasileiro. E o recorde já era do clube: 47.140, em 2018.

O lateral-direito Rafinha sentiu a diferença. "O Flamengo sem a torcida não é a mesmo coisa. A torcida do Flamengo faz a diferença, isso está mais do que comprovado, todo mundo sabe a força que tem. O pessoal do Flamengo está fazendo de tudo para que a gente possa ouvir a voz dos torcedores, mas jogar sem torcida é muito difícil. É o nosso 12º jogador", ressaltou o camisa 13, que ainda não conhecia o gosto amargo de uma derrota no Maracanã.

A presença dos rubro-negros foi mesmo importante no ano passado. Com Jorge Jesus, o time não sofreu uma derrota sequer diante da sua torcida. Foram 33 jogos, 29 vitórias e quatro empates — quase 92% de aproveitamento. Enquanto isso, Domènec Torrent já estreou com um revés diante de um dos principais candidatos ao título.

Em números gerais, o histórico de jogos do Flamengo com portões fechados, em casa ou fora, não chega a ser tão ruim. Em 12 partidas, são sete vitórias, duas derrotas e três empates. No entanto, sem levar em conta os jogos pelo Campeonato Carioca, o desempenho cai muito: duas derrotas, dois empates e somente um triunfo.

Você pode gostar
Comentários