Duilio atualmente ocupa função na base do Fluminense
Duilio atualmente ocupa função na base do FluminenseReprodução
Por Pedro Logato
Paraná - Coritiba e Fluminense se enfrentam nesta quarta-feira, às 20h30, no Couto Pereira, pela 31ª rodada do Brasileiro. Esse confronto sempre mexe com o ex-jogador Duilio, revelado pelo Coxa e campeão brasileiro pelo Tricolor. Em conversa com o Jornal O Dia, o ex-zagueiro, de 63 anos, contou que acompanha com bastante carinho e atenção as partidas das duas equipes, que estão em situações bem diferentes na tabela do campeonato nacional.
Publicidade
"Minha passagem pelos dois clubes foi bastante positiva. No Coritiba, eu comecei a minha carreira, foi campeão paranaense, no Brasileiro cheguei a semifinais. No Fluminense, tive a grande coroação da minha carreira, fui capitão daquela equipe no título de 1984, pude levantar a taça no Maracanã, tive grandes momentos. Hoje a gente se divide, eu gostaria de ver as duas equipes buscando títulos, mas infelizmente nem sempre é aquilo que nós queremos", afirmou.

Atualmente, Duilio atua como supervisor técnico da equipe sub-17 do Fluminense, que vem fazendo muito sucesso e conquistou recentemente o Brasileiro da categoria. Na opinião dele, a base do Tricolor é um dos trunfos para que o clube carioca volte ao caminho das grandes conquistas.
"Creio que o Fluminense está atualmente em um caminho certo, com grandes valores na base. E o Coritiba precisa se reencontrar como um grande clube do futebol brasileiro que ele é. Torço pelos dois clubes e espero que em breve eles possam voltar a viver juntos bons momentos no futebol", disse.
Publicidade


Fluminense e Coritiba vivem situações bem diferentes na tabela. O Tricolor ocupa a sétima colocação com 46 pontos enquanto o Coxa está na penúltima posição com 25 pontos. A equipe carioca poderá ir para campo com a mesma formação que derrotou o Sport ou ter apenas uma mudança. Marcão deverá escalar: Marcos Felipe, Calegari, Matheus Ferraz, Luccas Claro e Egídio (Danilo Barcelos); Martinelli, Yago Felipe e Michel Araújo; Lucca, Luiz Henrique e Fred. Apesar das equipes momentos distintos no Brasileiro, Duilio não acredita que o Tricolor vá ter vida fácil no duelo do Couto Pereira. 

"O Fluminense nos últimos anos vinha amargando situações não muito boas na tabela, mas esse ano vive um ano diferente, lutando pela Libertadores. O Coritiba veio de uma Série B e não conseguiu ter uma equipe forte que desse a ele a chance de brigar para permanecer na Série A ou por coisas maiores. Acho que vai ser um jogo muito difícil, tanto para um, quanto para outro", opinou.

Duilio também avaliou o trabalho de Marcão no comando do Fluminense. Em seis jogos, o treinador teve duas vitórias, três derrotas e um empate no Tricolor. Na opinião do ex-zagueiro, o técnico tem tudo para conduzir o Tricolor para a classificação para a Libertadores.

"Eu acredito que o Marcão tem tudo para se tornar um grande treinador. O momento atual necessita de cautela. O Fluminense está em uma situação boa. Acho que a maneira como as coisas estão sendo construídas, acho que o Fluminense precisa vencer, independente de jogar bem. Fala-se muito em G-6, G-7 e G-8, mas o importante é conseguir essa classificação. Faltam oito jogos e a equipe precisa focar nesse objetivo", concluiu.